iFood trás para o Ceará tecnologia para apoiar entregadores e contribuir com segurança pública

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS-CE) firmou, nesta quarta-feira (26), um acordo de cooperação técnica com a empresa IFood, que possibilita por meio de uma solução tecnológica a integração com o sistema público para promover confirmações sobre os entregadores que estão cadastrados e atuam junto com a plataforma.
De acordo com o secretário da SSPDS-CE, Sandro Caron, essa é uma importante parceria que tem como foco a prevenção e a repressão a crimes violentos contra o patrimônio. “Sempre com o uso da tecnologia, na prática, essa iniciativa vai possibilitar que toda vez que uma pessoa for abordada, tendo algum item de identificação do Ifood, o policial vai poder, no momento da abordagem, identificar se realmente é entregador da empresa. Caso seja positivo, ele é rapidamente liberado. Por outro lado, se a pessoa não for entregador, a tecnologia vai permitir que se identifique suspeitos que tentem se passar por entregadores do Ifood”, destacou o secretário.

Além de permitir observar se o condutor é cadastrado, possibilita saber se ele está fazendo alguma entrega naquele momento ou se fez recentemente, e não há qualquer compartilhamento de dados. Com o acordo, as Forças de Segurança do Ceará conseguirão aprimorar as abordagens aos condutores de moto, inclusive aqueles que utilizam bags (mochilas), jaquetas ou qualquer outro registro da marca. Nas ações policiais que eventualmente os entregadores possam ser abordados, o objetivo é garantir a segurança de todos, distinguindo rapidamente o trabalhador do criminoso e permitindo que esses entregadores sejam logo liberados para voltar ao trabalho.

“O iFood está comprometido com os entregadores reais, com a sociedade e com as autoridades para construir um ambiente cada vez mais seguro para todos. O iFood é favorável ao uso da tecnologia no cenário da segurança pública, pois desburocratiza o processo e traz uma solução viável e completamente atualizada para confirmar parceiros e/ou afastar qualquer pessoa que tenha má intenção em se passar por um trabalhador sério. Precisamos garantir a flexibilidade, autonomia e segurança de todos que atuam em plataformas”, explica João Sabino, diretor de políticas públicas do iFood.

O Ceará é o primeiro estado do Nordeste que o iFood expande essa parceria, que já está implementada também no Rio de Janeiro e São Paulo, onde foram assinados acordos de cooperação similares com os governos.

Além do secretário da SSPDS, Sandro Caron, também participaram da reunião: secretário executivo da SSPDS, Samuel Elânio; coordenador da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), coronel Aristóteles Coelho; coordenador da Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação, Luciano Freire; o coordenador de Inteligência, Nelson Pimentel; coronel comandante-geral da Polícia Militar do Ceará (PMCE), Márcio de Oliveira; delegado-geral da Polícia Civil do Estado do Ceará, Sérgio Pereira; e o Superintendente de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), José Helano Matos. Representando a empresa, participaram: Luíza Rocha Jacobsen, Thales Vieira e João Francisco Paiva Avelino, especialista, analista e coordenador de Políticas Públicas da Ifood, respectivamente.