Imagens de carro voador produzido no Ceará serão apresentadas nesta quinta

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) vai apresentar, nesta quinta-feira (21), o veículo Gênesis-X1, o ‘Carro Voador’. O veículo é desenvolvido pela startup cearense Vertical Connect. Imagens do modelo serão apresentadas ao público e à imprensa no BS Design, no Bairro Aldeota, em Fortaleza.

A perspectiva é que o modelo seja usado para os deslocamentos urbanos em um futuro que esteja pronto para a utilização dos carros voadores, com ajustes na infraestrutura e nas regulações.

Características do Gênesis-X1:

  • Terá capacidade para duas pessoas, com 5 metros de comprimento, largura de 4,8 metros e altura de 1,40 metros.
  • O tempo máximo de voo será de 60 minutos.
  • Alcançará velocidade máxima de 130 km/hora.
  • Contará com oito hélices e oito motores elétricos e terá fuselagem composta de fibra de carbono aeronáutico.

O reitor do IFCE, Wally Menezes, participará do evento com representantes da Vertical Connect, comandado pelo CEO Ruan Carlo Ferreira. O reitor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica, Anderson Correia, também marcará presença.

A empresa fará a apresentação do conjunto estrutural de hélices e motores, design e características de voo do modelo X-1. E nos próximos meses deverá ser feita a apresentação do interior do protótipo, bem como dos sistemas de voo e aviônicos – que são os equipamentos eletrônicos e/ou de processamento de dados que permitem efetivamente o voo do eVTOL.

“A apresentação pública e inédita do nosso primeiro mockup é um marco especial em nossa jornada, uma concreta demonstração do pleno desenvolvimento desse importante e estratégico projeto chamado Vertical Connect. Trabalhamos arduamente para chegar no estágio atual de desenvolvimento, e estamos ansiosos para apresentar ao mercado o protótipo do nosso Gênesis X-1. Por isso, vejo esse momento como a coroação e o reconhecimento dos esforços de todo o nosso time durante esse ano de 2023. É a Vertical literalmente saindo do papel, se preparando para se tornar uma das principais empresas de eVTOL do mundo” celebra Ruan Carlo Ferreira.

IFCE e Vertical Connect

A parceria entre o IFCE e a Vertical Connect teve um passo decisivo no dia 26 de outubro, no evento AviationXP Nordeste, realizado no Aeródromo Dias Branco, em Eusébio, na Grande Fortaleza.

Na ocasião, foi assinado um memorando de entendimento entre os dois entes, que prevê a capacitação, formação, desenvolvimento e realização de pesquisas de projetos aeronáuticos, proporcionando empregabilidade em diferentes áreas da aviação comercial tradicional e avançada em aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical.

O IFCE ficará responsável por desenvolver softwares voltados para as aeronaves, além de realizar pesquisas para o aprimoramento dos modelos que estão sendo desenvolvidos pela Vertical Connect. Além disso, a startup vai fornecer equipamentos para aulas práticas e dar suporte na qualificação do corpo docente.

O ITA, tradicional Instituição de ensino da Força Aérea Brasileira, também encaminha sua participação na concretização do Gênesis, no contexto de sua recém anunciada futura unidade em Fortaleza-CE, junto à Base Aérea. Um memorando de cooperação entre ITA, Vertical Connect e IFCE está em fase de preparação.

Velocidade de 130 km/h

O Gênesis tem diversas aplicações. O modelo principal é o G-XI é Dotado de oito motores elétricos, o veículo será construído em composto de fibra de carbono aeronáutico, conferindo baixo peso e alta resistência da estrutura.

Também há o GX-H, projetado para atuar como uma ambulância aérea em emergências, proporcionando rapidez e eficiência no transporte médico, com capacidade de transporte de uma maca hospitalar. Já o Gênesis-XF é pensado para o uso no combate a incêndios, sendo capaz de transportar até 200 litros de água.

O GX-P, por sua vez, é voltado para o uso policial, dotado de câmera 4K de monitoramento on-line, aumentando a eficiência das forças de segurança. Há também o modelo GX-L, projetado para revolucionar a logística de entregas com uma capacidade de carga útil de até 560 kg.

Além destes, um dos produtos mais aguardados é o GX-AB, que atenderá às necessidades dos agricultores e pecuaristas, também com capacidade de 200 litros e dois suportes para irrigação. Todas as variantes do Gênesis são veículos autônomos, com trem de pouso fixo do tipo esqui e altitude de cruzeiro de pouco mais de 1.640 pés (cerca de 500 metros).

As diferenças entre helicóptero, eVTOL e avião elétrico — Foto: Daniel Ivanaskas/Arte g1

Fonte: G1 CE

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.