Impostômetro ultrapassa R$ 1 trilhão em arrecadação de impostos

Os brasileiros já pagaram mais de R$ 1 trilhão em impostos neste ano a governos federal, estaduais e municipais. A marca foi registrada pelo Impostômetro, painel instalado na sede da Associação Comercial de São Paulo, no centro histórico da capital paulista. Entram na contabilidade impostos, taxas e contribuições, incluindo as multas, juros e a correção monetária.

Considerando os últimos cinco anos, a marca foi registrada antes do previsto.

A explicação da Associação Comercial de São Paulo está relacionada ao aumento da inflação. Marcel Solimeo, economista da entidade, destaca que parte dos impostos incidem sobre os preços dos produtos, o chamado imposto embutido. “Quanto maior o preço, maior o imposto embutido. Alguns itens estão extremamente tributados, como o caso dos combustíveis e da energia elétrica”, disse.

O que é o Impostômetro?
O Impostômetro é um painel que foi implantado em 2005 pela ACSP para conscientizar os brasileiros sobre a alta carga tributária e incentivá-los a cobrar os governos por serviços públicos de mais qualidade. Está localizado na sede da ACSP, na Rua Boa Vista, centro da capital paulista.

O total de impostos pagos pelos brasileiros também pode ser acompanhado pela internet, na página do Impostômetro (www.impostometro.com.br). É possível visualizar valores arrecadados por período, estado, município e categoria.

Fonte GC Mais / Foto: ACSP

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.