Incêndio de grande proporção destrói mata no Parque Nacional de Ubajara há 10 dias

Um incêndio florestal está destruindo parte do Parque Nacional de Ubajara, na serra da Ibiapaba. O fogo já consome a vegetação há 10 dias. 

Cerca de 60 homens, um helicóptero da Polícia Militar, além de voluntários estão mobilizados para conter o avanço do incêndio florestal. Estima-se que 20% dos mais de 6 mil hectares virou cinzas. Kurtis François Teixeira, coordenador estadual do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo), classificou a ocorrência como de grandes proporções.
“Os fatores do fogo colocam em risco toda a vegetação. Você tem fatores de ventos muito fortes, com umidade relativa do ar baixa, muito combustível e a questão do relevo e topografia”. Ele ainda lembrou que qualquer tipo de queimada precisa de autorização do órgão ambiental estadual. Quem desobedecer está sujeito a multa de R$ 1 mil por hectare.
Segundo o chefe do Parque Nacional de Ubajara, Gilson Mota, desde a última segunda-feira (19), três grandes focos de incêndio foram registrados. Em virtude do avanço de um desses focos sobre a área onde existe o bondinho e a gruta de Ubajara, áreas turísticas da região, foi necessário reforçar o combate na localidade conhecida como palmeira.
Gilson Mota ainda explica que o incêndio florestal avançou devido às dificuldades de acesso às áreas. O fogo tem predominado na encosta da serra. Somente uma perícia pode apontar o que causou o sinistro.
As equipes que atuam na contenção das chamas no parque não têm prazo para terminar os trabalhos. A Unidade de Conservação da Bica do Ipu não foi atingida pelas chamas.

Com informações da Tríbuna do CE

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.