Incêndio de grandes proporções atinge Museu Nacional, no Rio de Janeiro

Um incêndio de grandes proporções atinge, na noite deste domingo (02), o prédio do Museu Nacional, na Quinta da Boa Vista, zona norte do Rio de Janeiro. De acordo com informações do canal GloboNews, o sinistro atinge os três andares do prédio e começou por volta de 19h30. O Corpo de Bombeiros chegou ao local uma hora depois, por volta das 20h30. Ainda de acordo com a GloboNews, não há feridos.

Segundo a assessoria de imprensa do museu, quatro vigilantes estavam no local, mas conseguiram sair a tempo. As causas do fogo, que começou após o fechamento para a visitantes, ainda serão investigadas.

O Museu Nacional é vinculado à Universidade Federal do Rio de Janeiro, e completou 200 anos em 2018, sendo o mais antigo do País. Seu acervo, instalado em um palacete imperial, abriga mais de 20 milhões de itens. A instituição foi criada por Dom João VI, em 06 de junho de 1818, e inicialmente sediada no Campo de Sant’Ana. Segundo seu site, “como museu universitário, tem perfil acadêmico e científico”.

Com seguidos cortes no orçamento, desde 2014 não vem recebendo a verba de R$ 520 mil anuais que bancam sua manutenção e apresenta sinais visíveis de má conservação, como pareces descascadas e fios elétricos expostos.

Jonas Deison

Somos um portal de notícias focado na cidade de Sobral, Ceará. Prezamos sempre pela notícia verdadeira e sem conteúdo apelativo. Contato: (88) 99222-3363 | (88) 99632-4226 Administrador: Jonas Deison

Deixe uma resposta