Índice de mortalidade infantil da cidade de Sobral é destaque

O Município de Sobral tem reduzido, consideravelmente, seu índice de mortalidade infantil, que batia a casa dos 54,67 por mil nascidos vivo, em 1996, sendo um dos mais altos do País, até então. Com a adoção de uma série de estratégias que levaram em consideração o atendimento unificado das muitas especialidades ofertadas, ao longo dos anos, a realidade mudou. A taxa atual de 7,88 vem sendo mantida desde 2017. Ela é a menor do Norte-Nordeste e Centro-Oeste do Brasil, segundo levantamento do Ministério da Saúde.

No que se refere aos atendimentos de pré-natal com 7 ou mais consultas, Sobral tem 87,89% de cobertura, número bem superior à média estabelecida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), que é de 60,8%. Os índices foram divulgados por meio do Relatório de Ações e indicadores da Secretaria Municipal da Saúde, que confirma, também, 100% de cobertura populacional da Estratégia Saúde da Família, executada por 65 equipes, divididas em 36 Centros de Saúde da Família (CSFs), sendo 22 na sede e 14 nos distritos.

Vacinação

Os bons índices também apontam que a vacinação contra a gripe Influenza (H1N1) no Município alcançou algo em torno de 101,04% da meta de cobertura, sem registro de morte.

A estratégia que barrou o avanço da doença teve ampla mobilização dos CSFs, que vêm aumentando seu nível de atendimento. Este ano, o Município foi qualificado pelo Estado com o Selo Bronze de avaliação da qualidade na Atenção Primária à Saúde (APS), que relaciona o mesmo padrão de atendimento em todos os níveis de saúde oferecidos à população. Segundo Joseane Dorneles, coordenadora de Atenção à Saúde de Sobral, “essa é a primeira vez que o Ceará implanta esse tipo de política pública de saúde, pelo Projeto QualificaAPSUS, mas o Município já obtém boa colocação nacional, desde 2013, no Programa de Melhoria da Qualidade do Acesso (PMAC), que mede o nível de atendimento que vai do insatisfatório até muito bom.

Crescente busca

A última avaliação classifica mais de 70% de nossas equipes como satisfatório ou muito bom”, afirma a médica, que informa sobre uma crescente busca pelos serviços do SUS no Município. “Nossa estimativa é que 98% da população hoje seja usuária da Rede, um aumento observado nos últimos dois anos. Vale lembrar que, apesar da ampliação dos serviços, a demanda por saúde sempre será grande”, explica.

Investimento

O relatório também aponta que em 2017, a Prefeitura de Sobral investiu em saúde R$ 228.036.946, valor acima do estipulado pela Lei de Responsabilidade Fiscal, que determina o investimento de, no mínimo, 15% da arrecadação dos municípios na área.

Quanto à assistência farmacêutica, cerca de 2.616.983 medicamentos são distribuídos a cada mês, o que representa um investimento total de R$ 440.007. Os pacientes que necessitam de órteses e próteses, atendidos pelo Município também fazem parte do Relatório de Ações.

No que se refere aos atendimentos de pré-natal com 7 ou mais consultas, Sobral tem 87,89% de cobertura , número bem superior à média estabelecida pelo Unicef, que é de 60,8% ( FOTO: NATINHO RODRIGUES )

Jonas Deison

Somos um portal de notícias focado na cidade de Sobral, Ceará. Prezamos sempre pela notícia verdadeira e sem conteúdo apelativo. Contato: (88) 99222-3363 | (88) 99632-4226 Administrador: Jonas Deison

Deixe uma resposta