INEP divulga as notas por escola do Enem realizado no ano de 2013

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou na tarde desta segunda-feira, 22, as notas por escola da edição passada do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2013), feita por mais de 5 milhões de estudantes em todo o Brasil. Foram incluídas 14.715 escolas no sistema de consulta.

Neste ano, estarão disponíveis consultas do desempenho médio de cada instituição, média de desempenho de cada aluno nas quatro provas objetivas (ciências da natureza, ciências humanas, linguagens e matemática), e também na redação, bem como a média dos 30 melhores alunos. Este é o segundo ano que o governo federal opta por não divulgar a média geral do Enem por escola.

Foram incluídas no cálculo do Instituto apenas as instituições de ensino em que pelo menos 50% de seus alunos do terceiro ano do ensino médio participaram do Enem 2013. Cada escola também terá acesso a dois novos indicadores: o índice de nível socioeconômico (INSE) e a formação docente.

Os resultados foram divulgados preliminarmente às escolas, em 1º de dezembro. Os dirigentes escolares tiveram prazo de dez dias para entrar com recurso no Inep.

Nível 1 
4,9 mil escolas de todo o Brasil obtiveram média abaixo de 500 na nota da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013. Estas representam pouco mais de um terço (33,87%) do total de 14,7 mil escolas. De acordo com o Inep, responsável pela prova, a nota classifica estas intituições no nível 1, o mais baixo.
Além de certificar o ensino médio, as notas do Enem são usadas para ingresso em instituições públicas, adesão em programas de intercâmbio, obtenção de bolsa e financiamento em instituições privadas.