INEP divulga oficialmente o resultado do ENEM 2023

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta terça-feira os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023. Os candidatos poderão consultar as notas na Página do Participante. A partir da nota do Enem 2023, os candidatos poderão se inscrever no Sisu e no ProUni. Veja a seguir como consultar o seu resultado.

Resultado do Enem 2023: como ver notas da prova

  • Para visualizar sua nota, o primeiro passo é entrar no link (https://enem.inep.gov.br/participante) e clicar no botão “Página do Participante – Entrar com gov.br”;

Ao entrar no link acima, o interessado deve clicar no botão "Página do Participante - Entrar com gov.br" — Foto: Reprodução/Inep

  • Em seguida, o participante será redirecionado para a página do gov.br, onde deve informar o número do seu CPF, senha e clicar em “entrar”;

Página do gov.br, onde o participante deve colocar CPF e senha — Foto: Reprodução/Inep

  • Voltando à pagina do Inep-Enem, é necessário clicar em “Resultado 2023” para conferir as notas;

Imagem de quando saíram os resultados do Enem 2022 — Foto: Reprodução/Inep

  • Logo irão aparecer as notas das provas de cada área do conhecimento, assim como uma vista pedagógica com detalhes da nota da redação, que poderá ser baixada.

Exemplo de resultado do Enem 2019 — Foto: Reprodução/Inep

Quando abrem as inscrições no Sisu?

Ainda segundo o MEC, no dia 22 de janeiro serão abertas as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Serão 264 mil vagas em instituições públicas de educação superior de todo o país. A maioria delas, 45%, está concentrada no Nordeste. As instituições do Sudeste vêm na sequência, com 32% das vagas. Já o Sul tem 12% das vagas; o Centro-Oeste, 8%; e o Norte, 4%.

O prazo máximo para as inscrições é até o dia 25 de janeiro e devem ser feitas através do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

Quantas pessoas fizeram o Enem 2023?

Após queda acentuada no período da pandemia, o número de participantes na última edição do exame voltou a subir, chegando a 4 milhões de inscritos no ano passado. No entanto, apenas 2,7 milhões participaram e quase um terço dos estudantes — 1,2 milhão — faltou aos dois dias de prova, em um índice de abstenção (32%) similar ao de edições anteriores.

Fonte: O Globo

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.