o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de chuvas intensas para até as 9 horas da manhã de hoje. O grau de severidade é classificado como de perigo potencial. Segundo o comunicado, as chuvas podem variar entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos intensos de 40km/h a 60 Km/h. Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. Em caso de rajadas de vento, a recomendação é não buscar abrigo debaixo de árvores. Outro cuidado é não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. E ainda evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
Segundo a Funceme, a tendência para hoje “é de nebulosidade variável com eventos de chuva no Litoral Norte, na Ibiapaba, no Sertão Central e Inhamuns e no Cariri. Nas demais regiões, chuvas isoladas, isto é, as precipitações deverão atingir de 20% a 50% da área”.
Ontem, Fortaleza amanheceu com diversos pontos de alagamento e de engarrafamento após chuva intensa. Segundo a Funceme, foram anotados 70,4 milímetros (mm) de chuva no posto Água Fria, entre as 7 horas de quarta-feira, 3, e o mesmo horário de ontem.
Durante a manhã, foram contabilizados 11 cruzamentos com semáforos apagados ou piscantes, segundo a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC). Em ruas como a Nogueira Acioli, no Centro, formou-se engarrafamento devido a trecho alagado. Na região, passa o riacho Pajeú. Houve ainda registro de alagamento em pontos como a BR-116, a avenida Heráclito Graça, a avenida Alberto Craveiro (nas proximidades do Makro), a avenida Eduardo Girão e a Leste-Oeste.


