Inscrições no Sisu superam 1 milhão de candidatos, confira!

Sistema de Seleção Unificada (Sisu) recebeu, até a tarde de ontem, a inscrição de 1.058.715 candidatos, que disputam 171.401 vagas nas universidades. No sistema, que seleciona os calouros com base só no desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o estudante pode indicar até duas vagas de sua preferência. As inscrições começaram ontem e serão encerradas na próxima sexta-feira. O resultado da primeira chamada será divulgado na próxima segunda-feira, 13. 

De acordo com balanço parcial do Ministério da Educação (MEC), Minas Gerais, com 150.405; Rio de Janeiro, 121.162; e São Paulo, 82.253; são os estados com maior número de inscritos. 
A partir desta terça-feira, o MEC divulgará a nota de corte de cada um dos 4.723 cursos, o que permite ao estudante saber se ele está entre os candidatos potencialmente aprovados. Até o fim do prazo de inscrições, o candidato pode mudar suas opções quantas vezes desejar.

Ações afirmativas

Do total de vagas disponibilizadas nesta edição do Sisu, quase 44% são destinadas a ações afirmativas: seja por meio da lei de cotas ou por políticas definidas pela própria instituição. Ao todo, 171.401 vagas estão no sistema, criado em 2010 para unificar a oferta de vagas de instituições públicas. É considerada apenas a nota no Enem para ingresso no ensino superior. 
Desse universo, 64.082 são referentes à lei de cotas, que prevê a reserva de vagas a estudantes que cumpriram o ensino médio na rede pública de ensino. Neste ano, pelo menos 25% das vagas devem ser reservadas para esse público. Até 2016, serão 50%. 
Outros 11.066 lugares são de ações afirmativas definidas pelas universidades e institutos que participam do Sisu: “A lei de cotas estabeleceu um patamar mínimo e um padrão nacional, mas isso não significa que as universidades não possam ter políticas próprias. Boa parte do sistema já se antecipou aos 50%”, declarou o ministro da Educação, Aloizio Mercadante. 

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.