Agende-se: Inscrições para o Sisu começam nesta segunda-feira

Os estudantes que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e obtiveram nota maior que zero na redação podem se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) a partir desta segunda-feira (7).
Com o Sisu, o estudante concorre a uma vaga para cursos de universidades e institutos federais de ensino superior.
O período vai até o dia 11. Pela internet, o estudante já pode conferir a oferta de vagas, por localidade, instituição, curso e turno. Na primeira edição deste ano, a oferta chega a 129.279 vagas, em 3.751 cursos. Ao todo, 101 instituições públicas de educação superior selecionarão estudantes por meio do Sisu.
No Ceará serão ofertadas 8.296 Vagas disponibilizadas pela UFC, Unilab e IFCE.
Opções de curso
O candidato pode fazer até duas opções de curso. No momento da inscrição, terá de especificar, pela ordem de preferência, o curso ao qual pretende concorrer e de que forma — por meio de cotas decorrentes da Lei nº 12.711, de 29 de agosto último, de outras políticas afirmativas adotadas pelas instituições participantes do sistema ou pela ampla concorrência.
Ao longo do período de inscrições, que vai até as 23h59 do dia 11 de janeiro, o estudante pode alterar ou cancelar as opções feitas.
Primeira chamada
A primeira chamada de selecionados está prevista para o dia 14. Os convocados devem providenciar a matrícula nos dias 18, 21 e 22. A segunda chamada será divulgada no dia 28 deste mês, com matrícula em 1°, 4 e 5 de fevereiro.
Lista de espera
Os estudantes que não forem selecionados nas duas primeiras convocações podem aderir à lista de espera. As instituições de ensino participantes do Sisu usam essa lista para convocar candidatos a vagas remanescentes. O prazo de adesão vai de 28 deste mês a 8 de fevereiro. Caso ainda haja vaga no curso de primeira opção, o candidato será convocado pela instituição que tenha a vaga disponível.

Informações: Roberta Tavares