INTA desenvolve aplicativo que facilitará a vida de familiares de pacientes internados na UTI

Dentro de sua proposta de inovação constante, o INTA desenvolveu um aplicativo para ser utilizado no ambiente hospitalar. Abrangerá mais precisamente a área da UTI (Unidade de Tratamento Intensivo), facilitando a comunicação do hospital com a família do paciente. O projeto foi idealizado pela Coordenação do Curso de Enfermagem e desenvolvido pela PRODIPE (Pró-Diretoria de Inovação Pedagógica)
O desenvolvimento do software está a cargo do técnico em inovação pedagógica Luiz Henrique, que tem o auxilio das estagiárias do Ana Karolina e Ana Keccya, do curso Técnico em Informática, ambas da Escola Estadual de Educação Profissional Dom Walfrido Texeira.
Segundo a Coordenadora do Curso de Enfermagem, Profa. Dra. Eliana Aragão, o principal objetivo do programa é criar um canal de comunicação direto dos profissionais da UTI com os familiares do paciente, tendo em vista que a visita é limitada no referido ambiente.
O colaborador do projeto, Pedro Sousa, que está concluindo o Curso em 2016, completa a fala da professora dizendo: “Além de trazer informações em tempo real e colaborar com a logística de transporte, considerando que os familiares não precisarão se deslocar para saber o quadro atual de seu ente querido, percebendo pessoas que não residem na cidade onde o paciente está sendo tratado, temos outros benefícios como a redução do fluxo de pessoas no hospital, e a redução do risco de infecção.”.
Testes no aplicativo já estão sendo feitos na sede do INTA, logo ele será inserido dentro do hospital, inicialmente na Santa Casa de Misericórdia de Sobral. A responsável pelo piloto é a acadêmica de Enfermagem Rosanne Martins, que é bolsista do projeto de iniciação científica e atualmente está concluindo o 6º período do Curso. Ela diz que o App estará disponível para Download gratuitamente na Playstore, que é uma loja online do Google. Por enquanto o utilitário estará disponível apenas para a plataforma Android, terá o nome de Boletim Informativo.
Wagner Moraes – Acadêmico de Jornalismo