INTA é contemplado com bolsas de iniciação científica do CNPq

As Faculdades INTA acabam de alcançar mais uma conquista no campo da Pesquisa. A Instituição, que já conta com Bolsas de Estudos oferecidas pela FUNCAP (Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico), agora conquistou cinco bolsas do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).
Destinadas aos acadêmicos de Graduação, as bolsas tem o valor de R$ 400,00. Podem concorrer os projetos de todos os Professores Doutores do INTA, que estimularão o desenvolvimento da aprendizagem da Pesquisa. Os Professores Doutores da Faculdade interessados em participar já podem inscrever seus projetos.
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) tem como objetivo apoiar a política de Iniciação Científica desenvolvida nas Instituições de Ensino e/ou Pesquisa, por meio da concessão de bolsas de Iniciação Científica (IC) a estudantes de Graduação integrados na Pesquisa Científica. A cota de bolsas de IC é concedida diretamente às Instituições, estas são responsáveis pela seleção dos projetos dos pesquisadores orientadores interessados em participar do Programa. Os estudantes tornam-se bolsistas a partir da indicação dos orientadores. 

São objetivos específicos do Programa:

·  Despertar vocação científica e incentivar novos talentos entre estudantes de Graduação;
·  Contribuir para reduzir o tempo médio de titulação de Mestres e Doutores;
·  Contribuir para a formação científica de recursos humanos que se dedicarão a qualquer atividade profissional;
·  Estimular uma maior articulação entre a Graduação e Pós-graduação;
·  Contribuir para a formação de recursos humanos para a pesquisa;
·  Contribuir para reduzir o tempo médio de permanência dos alunos na Pós-graduação.
·  Estimular pesquisadores produtivos a envolverem alunos de graduação nas atividades científica, tecnológica e artístico-cultural;
·  Proporcionar ao bolsista, orientado por pesquisador qualificado, a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa, bem como estimular o desenvolvimento do pensar cientificamente e da criatividade, decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa;
·  Ampliar o acesso e a integração do estudante à cultura científica.