Inteligência artificial representa risco de extinção para humanidade, diz grupo de especialistas

Esta declaração não é a primeira assinada por especialistas da indústria, que ao mesmo tempo em que investem e atraem bilhões de dólares em IA, declaram-se publicamente intimidados pelas possibilidades desta nova tecnologia

Os líderes mundiais devem se dedicar a reduzir “o risco de extinção” representado pela Inteligência Artificial (IA) — pediu nesta terça-feira, 30, um grupo de empresários e especialistas do setor de tecnologia.

A declaração, de apenas uma linha, foi assinada por dezenas de especialistas, incluindo Sam Altman, cuja empresa OpenAI criou o robô conversacional ChatGPT no ano passado, que permite criar obras de arte ou literatura, ensaios e manter um diálogo com um ser humano sobre qualquer assunto.

A Inteligência Artificial deve ser “uma prioridade global junto com outros riscos para a sociedade, como pandemias, ou guerra nuclear”, explica o texto.

Os críticos da Inteligência Artificial alertam para a possibilidade de um algoritmo assumir atividades essenciais para uma sociedade, como fornecimento de energia, ou defesa. Além disso, robôs conversacionais e outros aplicativos de IA podem causar milhões de perdas de empregos.

Esta declaração não é a primeira assinada por especialistas da indústria, que ao mesmo tempo em que investem e atraem bilhões de dólares em IA, declaram-se publicamente intimidados pelas possibilidades desta nova tecnologia.

Há dois meses, outras personalidades, como o bilionário Elon Musk, assinaram outra carta pública, na qual pediam uma pausa no desenvolvimento da IA até que pudessem garantir sua total segurança.

Fonte: O Povo Online

 

 

3 Comentários
  1. ChatGPT Online Diz

    An important discussion about the potential risks of artificial intelligence! It’s crucial to address these concerns and ensure responsible development. Kudos to the experts for shedding light on this vital issue.

  2. ChatGpt Nederlands Diz

    Esta declaração reforça a ideia de que, embora a IA tenha potencial transformador, devemos abordar o seu desenvolvimento com cautela, ética e colaboração global para garantir que beneficia a humanidade em vez de representar ameaças existenciais. É uma mensagem preocupante que orienta as nossas ações nesta era de avanço tecnológico.

  3. ChatGPT po Polsku Diz

    This article about the concerns of AI posing a risk to humanity is a thought-provoking read. It’s essential to engage in discussions about the responsible development of AI and its potential impacts.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.