Internas da Cadeia Pública Feminina de Sobral são transferidas para unidade da região de Fortaleza após interdição por superlotação da UP masculina
A medida foi determinada pela Justiça após a interdição da Unidade Prisional masculina de Sobral, devido à superlotação.
Na madrugada desta quinta-feira (29), todas as internas da Cadeia Pública Feminina de Sobral foram transferidas para uma unidade prisional feminina da Região Metropolitana de Fortaleza. A medida foi determinada pela Justiça após a interdição da Unidade Prisional masculina de Sobral, devido à superlotação.
De acordo com a decisão do juiz corregedor dos presídios, Paulo Santiago de Andrade Silva e Castro, a unidade masculina, que tem capacidade para 1.344 presos, estava abrigando 1.885 detentos no mês de maio, conforme informações da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP). Diante do cenário crítico, a Justiça autorizou a transferência das mulheres privadas de liberdade para que o prédio da unidade feminina fosse utilizado integralmente para receber novos presos homens, como medida emergencial.
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Subseção Sobral, por meio da sua Comissão de Direitos Humanos, informou que está acompanhando o caso e verificando a legalidade da transferência. A decisão judicial reconhece os impactos sociais e familiares da medida, mas ressalta que ela foi tomada visando garantir a segurança, o controle e o funcionamento adequado do sistema prisional.