Irã e Rússia debatem cessar-fogo e situação do Estreito de Ormuz

O ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi, e seu homólogo russo, Sergey Lavrov, discutiram por telefone nesta quinta-feira (9) o acordo de cessar-fogo entre o Irã e os EUA, bem como a situação atual do Estreito de Ormuz.

Durante a conversa, Araghchi enfatizou a importância de os Estados Unidos cumprirem seus compromissos de encerrar a guerra em todas as áreas, incluindo o Líbano, conforme comunicado do Ministério das Relações Exteriores iraniano. Ele também destacou que a passagem segura pelo Estreito de Ormuz dependerá do cumprimento dos compromissos pelos EUA.

Agradecimento à Rússia e situação do cessar-fogo

Araghchi expressou sua gratidão a Lavrov pelo veto da Rússia à resolução proposta pelos EUA para reabrir o estreito. A situação do cessar-fogo entre EUA, Israel e Irã tornou-se mais complexa, com Teerã acusando Israel de violar o acordo ao atacar o Líbano.

Ataques ao Líbano e atualizações

Israel realizou o maior ataque ao Líbano desde o início do conflito, resultando em baixas. O Paquistão mediou as negociações e afirmou que o Líbano está incluído no cessar-fogo. Já referente ao Estreito de Ormuz, a navegação diminuiu drasticamente após o bombardeio israelense.

O vice-presidente dos EUA reiterou que o Irã precisa cumprir a promessa de reabrir o estreito para manter o cessar-fogo. A confusão sobre os termos do acordo persiste, com Trump mencionando diferentes propostas circulando.

Trump afirmou que os EUA permanecerão vigilantes até que um acordo completo seja alcançado, garantindo a segurança do Estreito de Ormuz. Antes da guerra, a passagem era gratuita. As negociações continuam no Paquistão.

(Foto: reprodução)