Israel ataca Líbano durante reunião do Gabinete de Segurança para discutir cessar-fogo

O primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu afirmou em vídeo nesta quarta-feira (15) que Israel continua a atacar o Hezbollah no Líbano, enquanto seu gabinete de segurança se reunia para discutir a possibilidade de um cessar-fogo. Netanyahu destacou que as forças israelenses estão concentradas em derrotar o reduto do Hezbollah em Bint Jbeil e ampliar a zona de segurança até as encostas do Monte Hermon.

Negociações e perspectivas

As conversas em andamento com o Líbano têm como foco o desarmamento do Hezbollah e a busca por uma paz duradoura. Uma fonte informou à CNN que a reunião do gabinete de segurança também irá abordar a possível implementação de um cessar-fogo na região.

Posicionamento dos EUA

Em relação ao Irã, um representante da administração Trump afirmou que o cessar-fogo no Líbano não está diretamente ligado às negociações de paz com o país, mas seria bem-vindo como parte de um acordo abrangente entre Israel e o Líbano. Netanyahu destacou a cooperação entre EUA e Israel, ressaltando a preocupação com o urânio enriquecido iraniano e a segurança no Estreito de Ormuz.

Diante da incerteza sobre o desfecho da situação, Netanyahu afirmou que Israel está preparado para diferentes cenários, incluindo a retomada dos combates. A jornalista da CNN, Jennifer Hansler, contribuiu com informações para este post.

Saiba mais sobre a origem e atuação do Hezbollah, grupo libanês de grande relevância geopolítica.

(Foto: reprodução)