Jericoacoara: ação da Ficco resulta na prisão de homem que estava foragido
O foragido respondia por crime de roubo com uso de violência ou grave ameaça
Um homem de 29 anos, que possuía um mandado de prisão preventiva e estava foragido, foi preso no município de Jijoca de Jericoacoara, nesta última quinta-feira, 12. A prisão foi resultado da ação conjunta entre a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no Ceará (Ficco-CE) e o Batalhão Especializado de Policiamento do Interior e Comando Tático Rural (Bepi/Cotar) da Polícia Militar do Ceará (PMCE).
A prisão ocorreu na localidade de Córrego da Forquilha, no município de Jijoca de Jericoacoara, que fica a 282,91 km da Capital.
O homem, que estava foragido, respondia pelo crime de roubo com uso de violência ou grave ameaça. O crime está previsto no Código Penal como art.157, § 2º, II.
A 3ª Vara Criminal da Comarca de Sobral expediu a decisão de que a prisão fosse realizada de forma preventiva.
Segundo informações do delegado e supervisor da Ficco, Igor Conti, o suspeito preso é irmão de um homem conhecido como “Pescador”, que seria um dos criminosos mais procurados do Estado e que está a frente da facção criminosa “Guardiões do Estado”, conhecida como GDE, na região Norte do Ceará.
“O homem foi localizado a partir da troca de informações com as forças de segurança locais, em especial o Bepi”, explica.
De acordo com ele, algumas informações de inteligência foram refinadas e a localização aproximada do foragido foi entregue. De acordo com o delegado, o homem será restituído ao sistema penal do Estado para continuidade do cumprimento da pena.
A equipe do Cotar, que conduziu a ação conjunta, foi responsável por localizar e deter o suspeito. A operação faz parte dos esforços contínuos das forças de segurança em combater o crime organizado e capturar indivíduos com pendências judiciais.
A Ficco é composta pela Polícia Federal (PF), Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE), Polícia Militar do Ceará (PMCE), Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN), Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) e Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização do Estado do Ceará (SAP).
Fonte: O Povo Online