Jericoacoara, o oásis onde os famosos se escondem e recarregam as baterias
O Brasil dispõe de inúmeros refúgios, seja no interior do país, seja à beira-mar. Na costa, os destinos nordestinos estão entre os mais procurados, principalmente no verão. A coluna Claudia Meireles compartilha da opinião e, se pudesse, iria se teletransportar para um paraíso de dunas brancas, águas cristalinas, natureza preservada e pôr do sol exuberante neste momento. O local? Acertou quem disse Jericoacoara, vila fixada no município cearense de Jijoca. Por integrar vários “encantamentos”, o lugar tornou-se o esconderijo dos famosos.
Apelidada de Jeri, a vila não só conquistou as celebridades pelo lado rústico, paisagens impressionantes e hotéis cinco estrelas. No local, mora um ícone brasiliense que cativa na primeira conversa quem o conhece, Alexandre Uchôa, ou melhor, o famoso Mosquito. Se o reduto virou um point do kitesurf, deve-se ao instrutor da modalidade. Ele é proprietário do Rancho do Kite, um dos motivos pelo qual as personalidades desembarcam no Ceará. Depois de terem aula com o professor, não querem saber de outro profissional.
Considerado a melhor escola do esporte aquático da região, o Rancho do Kite está sempre preparado para receber alunos aplicados como Caio Castro, Bela Gil, Ana Hickmann, Marcos Palmeira, Dani Suzuki, Minotauro, Maya Gabeira, além dos casais Angélica e Luciano Huck, e Bruno Gissoni e Yanna Lavigne. As crianças são convidadas a participarem. O endereço está localizado na praia do Preá, distante 22 quilômetros de Jericoacoara. Mas como chegar lá? Nada que um bom passeio de buggy de 30 minutos não resolva.
Na temporada do fim do ano, a coluna pisou em Jericoacoara e aproveitou cada segundo. Pelo destino, encontramos Beto Pacheco, Marina Morena e Alvaro Garnero, acompanhado da mulher, Lou Montenegro, e da filha Luma. Seria um sonho voltar novamente. Como não é possível por agora, seguem algumas dicas de hospedagens, restaurantes e passeios a quem viajará para o recanto cearense em breve. Tome nota!
Onde se hospedar?
Essenza Hotel
Um verdadeiro paraíso, o endereço dos sonhos responde pelo nome de Essenza Hotel. De frente para o mar, o lugar promete despertar os sentidos dos visitantes com o espetáculo das cores do pôr do sol e a energia que vibra no reduto cearense. “Suspire olhando o céu azul e o voo dos kites. Inspire-se mirando jangadas. Emocione-se neste cenário de belezas naturais”, sugerem os gestores no site do point cinco estrelas.
Ao lado da Duna do Pôr do Sol e 2,5 quilômetros da Pedra Furada, o hotel oferece uma piscina de 1,3 mil metros quadrados com borda infinita. Exclusividade, elegância e conforto tornam-se realidade por meio dos serviços disponíveis, de café flutuante a decoração para pedido de casamento. Em agosto, os pombinhos Wesley Safadão e Thyane Dantas celebraram no Essenza as bodas de flores, ou seja, quatro anos de matrimônio.
Em 2018, as dependências do Essenza se transformaram no “altar” do enlace dos atores Klebber Toledo e Camila Queiroz. E os momentos de tranquilidade não são registrados de qualquer jeito. O hotel disponibiliza serviço fotográfico e filmagem de drone. Os influencers e aspirantes vão ao delírio ao verem os cliques surreais. Não há outra opção, senão post no Instagram.
Vila Kalango
Qual lugar em Jericoacoara a atriz Juliana Paes elege para recarregar as energias? Acertou quem disse a Vila Kalango. Ao lado da família, a musa brasileira curtiu a temporada de férias em janeiro do ano passado e aprovou as acomodações. O recanto rústico é considerado um dos melhores hotéis de pequeno porte do Brasil e da América do Sul, segundo o ranking TripAdvisor Travellers Choice 2020. Também venceu no ano passado a categoria Best for Families, do Condé Nast Johansens Awards for Excellence.
Colada na duna Pôr do Sol, a pousada une luxo, simplicidade e o charme da cultura local. Irresistível, não é mesmo? Construídas com materiais que homenageiam a região, algumas hospedagens foram erguidas no modelo de palafitas altas e baixas. Também há as opções de apartamentos e bangalôs. Dentre tantos atrativos, destaca o “quintal” de 5 mil metros quadrados. Coqueiros e cajueiros tomam conta do ambiente com o objetivo dos visitantes se sentirem em casa.
La Villa Group
O que Iza, Alvaro Garnero, Renata Kuerten, Daniella Sarahyba, Giovanna Ewbank e Bruno Gagliasso têm em comum? Os famosos são hóspedes fiéis das instalações da La Villa Group. A empresa integra sete pousadas, todas com arquitetura harmonizada e decoração natural. As casas mais privativas estão organizadas como em pequenas vilas separadas. Cada ambiente vive em seu próprio ritmo e possui uma piscina particular. Ao optar pelo recanto, a ideia é o hóspede escolher o que mais combina com a própria personalidade.
Tendo como missão promover a harmonia e o bem-estar, o oásis charmoso está situado entre o mar e as dunas do Parque Nacional. Por ficarem à margem da pequena vila de Jericoacoara, as pousadas são perfeitas para quem prefere fugir da agitação do centro da cidade. Os cuidados com o corpo e a mente podem ser intensificados no espaço zen, onde o visitante terá à disposição tratamentos terapêuticos realizados por profissionais especializados. A bateria será totalmente recarregada!
Casana
Esqueça os hotéis de luxo convencionais, o Casana Hotel é o lugar capaz de dar um novo sentido ao conceito de hospedagem. A 30 minutos de Jericoacoara, o resort fica às margens da praia do Preá. O endereço é um dos primeiros a desembarcar na costa nordestina com o modelo de hotelaria pós-luxo, por essa razão não postam fotos dos hóspedes nas redes sociais. Celebridades e executivos estão entre os clientes que sossegam no refúgio, como a modelo Fernanda Liz e a empresária brasiliense Viviane Ávila Sampaio.
Um point de kitesurf, o Casana caracteriza-se como um destino para poucos, pois 20 hóspedes totalizam a capacidade máxima dos oito bangalôs de 135 metros quadrados. Dois aposentos dispõem de piscina privativa. O projeto traz a assinatura do francês Frédéric Fournier. Do chuveiro a banheira a céu aberto, o sistema do ambiente é automatizado. Outro diferencial se faz presente na cultura bespoke, ou seja, de serviço personalizado para cada visitante, desde a temperatura do banho até a altura do travesseiro.
Onde comer?
Restaurante Éllo
À frente do Éllo está o chef belga Hervé Witmeur, pesquisador incansável da combinação da gastronomia europeia com os produtos regionais brasileiros. Do amor pela cozinha natural, surgiu o desejo de plantar os alimentos orgânicos usados nos preparos. O menu degustação contempla seis pratos com produtos e pescados da região. A cada temporada, novas “alquimias” entram em cena no cardápio criativo e ousado. Peixes e mariscos estão entre os pratos mais pedidos pela clientela, que inclui Beto Pacheco e Alvaro Garnero.
Os vegetarianos e veganos podem ficar despreocupados. Eles não podem sair de Jeri sem viver a experiência gastronômica do Éllo. O menu veggie conta com um leque de opções sem produtos de origem animal. Fixado no centro da vila de Jericoacoara, o restaurante é aberto para a rua de areia branca. O projeto arquitetônico integrou cozinha e bar. Os coquetéis trazem no nome expressões típicas do Nordeste, por exemplo, cabra da peste. Um dos ingredientes da bebida é o caramelo de rapadura salgada.
Canto Mineiro In Jeri
Na rua São Francisco podemos encontrar a deliciosa sobremesa de morangos ao creme na vila de Jericoacoara. As receitas do Canto Mineiro são feitas desde 2006, agora junto ao pôr do sol mais famoso do Brasil
Na Casa Dela
Prepara-se para entrar e saborear as delícias do restaurante Na Casa Dela. Especializado em cozinha regional, o endereço de atmosfera agradável fica na rua Principal. Aos amantes da culinária nordestina, vale cada mordida, principalmente, do polvo feito no forno à lenha. Os clientes vão ao delírio e o paladar de cada um agradece pela experiência de dar água na boca. O mesmo ocorre com a sobremesa carro-chefe da casa, a cocada com sorvete artesanal de creme. Deu fome, né?!
Programas obrigatórios
Ir em Jericoacoara e não viver as aventuras do passeio de buggy é um “crime”, conforme julgam os turistas do paraíso. A coluna Claudia Meireles também elenca ser uma infração gravíssima não conhecer o Buraco Azul, Buraco Verde e a Lagoa do Paraíso durante a viagem. Para que não haja mais tropeços, seguem algumas informações a respeito das atrações do refúgio cearense.
Passeio de buggy
Passear pelas belezas de Jeri pede uma adaptação no transporte por conta da região ser rodeada por dunas. Entram em cena os chamados buggies, os quais deixam qualquer programação com uma vibe de aventura. Para contratar o serviço ou alugar um veículo, há motoristas independentes e cooperativas de bugueiros, ambos organizados a fim de atender os turistas e mostrar o melhor do reduto cearense. Em cada automóvel cabem quatro pessoas, sem contar o motorista.
Buraco Azul
Fruto da ação combinada do homem e da natureza, o Buraco Azul ganhou o título de atração de Jericoacoara. Situado no distrito de Caiçara, o ponto turístico surgiu após uma escavação em que retiraram areia e barro destinado à construção da estrada CE-182. Com a temporada de chuvas fortes em 2019, a água acumulou e inundou a “cratera” deixando-a com a cor azul-turquesa. Ao amanhecer, o lugar amanhece transparente e fica com a outra tonalidade devido aos mergulhos revigorantes.
Em viagem por Jeri, quem visitou o oásis azul-turquesa foi o fotógrafo do Metrópoles Hugo Barreto. Confira alguns cliques dele durante o passeio pelo Buraco Azul.
Buraco Verde
No município de Cruz, a 48 quilômetros de Jericoacoara, existe outra beleza que encanta pela tonalidade surpreendente, o Buraco Verde. O endereço natural ganhou destaque na programação dos turistas há cinco meses. Ainda desconhecida, a novidade promete atrair os novos e fiéis turistas. Como o lugar fica em uma área privada, os proprietários montaram estruturas de barracas, balanços e trampolins. Entrada gratuita!
Lagoa do Paraíso
De acordo com os turistas, as cores de azul (claro e escuro) se misturam proporcionando um espetáculo aos olhos. Na praia do Paraíso, as redes ficam dentro da água cristalina, cenário ideal para os cliques. Como tem poucas ondas, o refúgio desperta a atenção dos pais que viajam com os filhos. Pedalinho, caiaque, veleiro e stand-up paddle são algumas das atrações disponíveis, além da megaestrutura do Alchymist Beach Club.