Jericoacoara recebe 110 mil turistas nos últimos dois meses

Morador de Palmas, no Estado de Tocantins, o pastor Márcio Alberto Gonçalves, de férias com a família no Ceará, desde o início do mês de julho, resolveu encerrar o período de viagens aproveitando as águas tranquilas de Jericoacoara, no Litoral Oeste. Após um roteiro que incluiu as belezas da Capital, seguindo pelas praias do Futuro, além de Cumbuco e Lagoinha, o pastor, que veio com uma caravana de 40 pessoas, diz que se surpreendeu com as belezas naturais de Jeri, cuja taxa de ocupação foi de 90% no período de férias.
“O lugar é lindo! Cada ponto visitado nos proporcionou muita diversão. Os passeios pelas dunas, a Pedra Furada, o mar, enfim, esse contato direto com a natureza, além da hospitalidade das pessoas, deixa uma excelente impressão”, comemora o turista, em seus últimos dias de sol e mar em terras cearenses. Segundo levantamento da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Jijoca de Jericoacoara, a expectativa para julho, início de alta estação, foi alcançada, com uma média de 110 mil turistas circulando pelo Parque Nacional de Jericoacoara, nos últimos dois meses.
“Tivemos um aumento de 7% no número de visitantes, em relação a igual período no passado, com taxa de ocupação de 90%”, comemora o titular da pasta, Ricardo Gusso Wagner, que cita algumas das medidas adotadas como resultado da Taxa de Turismo Sustentável (TTS) cobrada pelo acesso à Vila.
“Entre os projetos aprovados pela Comissão Gestora da Taxa de Turismo (Cogetur) estão a revitalização da estrada de acesso à entrada do Parque Nacional, saindo da sede de Jijoca; a limpeza da vila, além da futura licitação para a criação do Centro de Artesanato e do estacionamento dos moradores”, adianta.
Além das paisagens e dos momentos de lazer que o lugar proporciona, o que chamou mesmo a atenção da turista Maria do Livramento Sousa foi a limpeza pública. “Percebi um maior comprometimento dos próprios moradores com o destino do lixo. Fui visitar a usina de reciclagem e achei o trabalho excelente”. Para o secretário de Turismo, “isso é resultado do aporte financeiro da TTS. A usina tem reciclado cerca de 190 toneladas de resíduos por ano, o que demonstra total comprometimento dos parceiros envolvidos no projeto”.
Réveillon
Passado o período de férias nacionais, a vila de Jericoacoara segue seu ritmo com um público, em sua maioria, vindo da Europa, em busca de calor e bons ventos para o desporto náutico, muito procurado ao longo do segundo semestre. Outro evento que tem chamado cada vez mais a atenção do público que busca a praia é o Réveillon nas areias de Jericoacoara, realizado desde 2014, e que este ano promete ser um dos maiores do Estado, pela gama de artistas convidados, entre eles Ivete Sangalo, Anitta e o Dj Alok.
“Há uma limitação no número de pessoas que vão à festa. Não há muita diferença do público que já frequenta a vila, que tem, sim, infraestrutura para suportar um evento desse porte”, garante Ricardo Gusso Wagner sobre a festa organizada para três mil pessoas, em sua maioria do Sul e Sudeste do País. Ainda, segundo o secretário de Turismo de Jeri, “os pacotes são fechados e, como é uma festa particular e sustentável, a produção também instala seus banheiros com esgotamento sanitário, com caminhões próprios; traz a própria água utilizada na festa; faz a coleta de lixo, aluga espaços, além de deixar uma contrapartida para a comunidade, que este ano será um campo de futebol sintético”, explica o secretário, ao lado de Flávio Rodrigues Costa, secretário de Gestão Integrada, Segurança Pública e Trânsito.
“Nesse período, já reforçamos a segurança pública com cerca de 30 policiais militares na vila, planejamos o futuro atendimento 24 horas, na delegacia de Jijoca, para todo a região do Baixo-Acaraú, e diminuímos o acesso à Jericoacoara, com apenas uma entrada de carros”, conclui.

Conforme a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Jijoca de Jericoacoara, cerca de 110 mil turistas circularam pelo Parque Nacional de Jericoacoara nos últimos dois meses ( Foto: Miguel de Paula )

1 comentário
  1. Anna Diz

    Nice post. I learn something new and challenging on sites I stumbleupon on a daily basis.
    It will always be exciting to read through articles from other authors and
    use something from their sites.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.