Jericoacoara recebe grandes nomes da música em shows com entrada franca, no 11o. Festival Choro Jazz, aquecendo o turismo cultural de terça, 29/11, a domingo, 4/12

A 11a. edição do festival, patrocinado pela Petrobras e apresentado também pelo Ministério do Turismo, com apoio institucional do Governo do Estado, acontece na praça principal de Jericoacoara. Todos os shows têm entrada franca.

Na programação, grandes nomes como Marcel Powell, Marco Pereira, Nelson Faria, Ney Conceição, Paulo Bellinati, Michael Pipoquinha, Pedro Martins, Fabio Peron, Derico Sciotti, Renato Braz, Sergio Santos, Giuliano Eriston, Daniel e Vitor D´Alcântara, Vinicius Matos, Mestrinho, Vanessa Moreno, Marimbanda.

O Festival Choro Jazz, que acontece em Jericoacoara e neste ano de 2022 chega com patrocínio da Petrobras à 11a. edição, a primeira com público presencial desde a pandemia, divulga sua programação oficial. Será uma verdadeira maratona de shows, oficinas, rodas de choro e outras atividades, com grandes nomes da música brasileira. Tudo com entrada franca e convite aberto a todos e todas, democratizando o acesso às apresentações desses mestres e promovendo o contato direto entre público e artistas, nas ruas de areia de Jericoacoara, no município de Jijoca de Jericoacoara, no litoral oeste cearense.

O público já pode se agendar para curtir os shows de 29/11 a 4/12, sempre às 21h, na praia que é referência nacional e internacional de beleza, contato com a natureza, convivência entre visitantes e moradores. O convite a uma imersão musical e a um outro estado de espírito, por meio da música, em um espaço tão especial quanto “Jeri”, reforça as características que fazem do Festival Choro Jazz uma experiência diferente e gratificante, para todos os envolvidos.

Uma programação de grandes nomes

A grande festa da música, no Festival Choro Jazz, começou em Fortaleza, com a programação no Cineteatro São Luiz, no Centro da capital cearense, um dos mais belos cinemas de rua do País. Os shows aconteceram de 24 a 26/11. Agora, o festival aporta em Jericoacoara.

Confira a programação em Jericoacoara:

Em Jericoacoara a programação de shows do Festival Choro Jazz acontece de 29/11 a 4/12, na praça principal, com acesso livre ao público. Os shows começam às 21h. Será uma imersão musical de uma semana em uma das mais belas praias do mundo, com direito a muita emoção e a pé na areia das ruas da vila, vedada ao tráfego de automóveis e onde se ouvem vários idiomas, reflexo do constante público de visitantes de várias origens.

Começando essa vivência musical da melhor forma, na terça-feira, 29/11, o Fábio Peron Trio dá as boas-vindas ao público do festival, com o bandolinista que une técnica e emoção. Encerrando a primeira noite de evento em Jeri, o saxofonista paulistano Derico Sciotti, conhecido do grande público pelo programa do Jô, se une ao pianista curitibano Jeff Sabbag, um dos nomes de maior destaque na cena jazz paranaense.

Na quarta-feira, 30/11, o festival começa destacando o choro com a música de Marco César (bandolim), Jorge Simas (violão de 7) e João Paulo (cavaco), o grupo Dito ChoroMarco Pereira e Paulo Bellinati também se apresentam, ressaltando o violão brasileiro.

Na quinta-feira, 1/12, a programação do Festival Choro Jazz em Jeri conta com a guitarra de Nelson Faria e o contrabaixo de Ney Conceição, abrindo os trabalhos. O violão de Marcel Powell abrilhanta a noite no segundo show, para sorte do público.

A sexta-feira, 2/12, tem a Marimbanda, um dos mais representativos grupos instrumentais do Ceará para o Brasil, homenageando o baterista e compositor do grupo Luizinho Duarte, falecido neste ano. E um encontro especialíssimo, elaborado para o Festival Choro Jazz: os cantores e compositores Sérgio Santos e Renato Braz homenageiam Dori Caymmi, em apresentação com participação especial de Bré Rosário.

O sábado, 3/12, de festival em Jeri tem o fenomenal duo Michael Pipoquinha (CE) e Pedro Martins (DF), prometendo emocionar o público exclusivamente com o contrabaixo e a guitarra e suas composições e releituras de canções brasileiras, em arranjos instrumentais e personalíssimos. Logo após, o quinteto de Daniel e Victor D´Alcântara presta tributo a Miles Davis e John Coltrane, reverenciando os reinventores do jazz.

Fechando o festival 2022, no domingo, 4/12, o violonista e cantor Giuliano Eriston, vencedor do programa de TV The Voice, e o clarinetista Vinicius Matos, ambos da cena musical de Jericoacoara, realizam apresentação especial saudando o público do evento e “jogando em casa”. O último show da maratona musical fica por conta da banda do acordeonista e cantor Mestrinho, com uma convidada especialíssima: a aplaudida cantora Vanessa Moreno. É choro, é jazz, é forró, é festa!

Workshops:
29/11
15:30 – Marco Pereira: Ritmos Brasileiros

30/11
14:00 – Marcel Powell: Levadas de mão direita
14:00 – Programação Especial com Maestro Gilson Peranzzetta exclusiva para Orquestra Jeri, Orquestra de Jijoca e Escola Choro Jazz Preá
14:00 – Paulo Bellinati: Fundamentos da escrita para violão – Transcrição e arranjo
15:30 – Nelson Faria e Ney Conceição: Improvisação

01/12
Oficinas:
Manhã: 10:30hrs – 12hrs
Sérgio Santos – Composição
Heriberto Porto – Flauta
Fábio Peron – Choro
Maíra Manga – Canto
Cleber Almeida – Percussão
Danilo Silva – Violão

Mais sobre o festival
Ao longo de sua história, o Festival Choro Jazz já promoveu shows de artistas e grupos como Hermeto Pascoal, Arismar do Espírito Santo, Maurício Carrilho, além de destacar grandes nomes da música do Ceará, como Marcio Resende, Cainã Cavalcante, Jorge Cardoso, Michael Pipoquinha, Mimi Rocha, Grupo Murmurando, entre vários outros. O festival também mantém desde 2012 a Escola de Música Choro Jazz, para crianças de Jijoca de Jeriocoacoara e região.

SERVIÇO:
11o. Festival Choro Jazz. Em Jericoacoara, com shows às 21h na praça principal e oficinas ao longo do dia. Entrada franca/acesso livre em todas as apresentações e oficinas. Patrocínio: Petrobras. Apresentação: Petrobras e Ministério do Turismo. Apoio institucional: Governo do Estado do Ceará. Informações: www.chorojazz.com. Instagram: @festivalchorojazz

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.