Jovem com síndrome de Down emociona família com salto de paraquedas em Fortaleza

A aterrissagem aconteceu na Praia de Iracema, em Fortaleza, na véspera do Dia Internacional da Síndrome de Down.

A amizade entre os dois proporcionou a realização um sonho de Matheus Gabriel na véspera do Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrada nesta terça-feira (21). A aterrissagem ocorreu na Praia de Iracema, em Fortaleza.

O pai de Matheus, Jose Malheiro, falou sobre a vontade do filho de saltar de um avião e onde veio a inspiração.

“Meu filho virou fã do Waldonys e hoje ele conhece todas as músicas dele. Já tocaram juntos e a amizade é muito interessante. Na sexta-feira, o Matheus disse que sonhava em voar com ele. E no domingo, quando eles estavam juntos, ele perguntou para o Waldonys se poderia pular de paraquedas. O Waldonys disse sorrindo: ‘Quer ir agora?’ E meu filho topou.”

Garoto de 19 anos com síndrome de down surpreende família com salto de paraquedas — Foto: Arquivo pessoal

Matheus, conforme o pai, adorou a ideia e já disse que quer ir novamente. “Ficamos tranquilos e ele também. O Waldonys passou segurança para ele. O fato de ele ser fã ajudou bastante. Quando ele aterrissou, ele disse: ‘Uau, pai, foi massa demais. Tô tranquilão! Quero ir novamente’.”

A família não esquece do carinho que Waldonys proporciona ao filho. Josete Malheiro confidencia que na época da pandemia o filho teve que ficar isolado com a avó e a irmã por mais de 100 dias. A rotina sem poder sair foi um desafio, mas um ato do cantor ajudou muito Matheus Gabriel a superar o isolamento de mente sã.

“Jamais vamos esquecer. Foi no dia do aniversário dele. Certa vez, na pandemia, com toda aquela história de isolamento, o Waldonys o surpreendeu com uma live no Instagram. Ele ficou muito feliz e esse gesto nos deixou emocionados”.

O próximo salto ainda não está agendado, mas deve ocorrer em breve. “Não tem nada programado, mas sei que ele vai querer ir de novo e será um prazer fazer o seu desejo. Espero contar com o apoio do Waldonys. Vamos ver com vai ser”, afirmou.

Inspirado no cantor Waldonys, Matheus Gabriel, 19 anos, treinou para salto de paraquedas na véspera do Dia Internacional da Síndrome de Down — Foto: Arquivo pessoal

Dia Internacional da Síndrome de Down
No dia 21 de março é celebrado o Dia Internacional da Síndrome de Down. A síndrome é uma alteração genética ocorrida ainda na fase de formação fetal, que pode resultar em comprometimento intelectual e motor, além de algumas características peculiares aos pacientes, como olhos oblíquos e rosto arredondado.

O Dia Internacional foi criado pela Síndrome de Down Internacional (Down Syndrome International) e seu reconhecimento oficial pela ONU, Organização das Nações Unidas, foi proposto pelo Brasil. A data foi escolhida porque é escrita “21/3”, o que representa a singularidade da triplicação (trissomia) do cromossomo 21, que causa esta ocorrência genética.

Fonte: G1