Jovem de Tianguá é hoje dono de mais telas de publicidade no Ceará do que a líder no Brasil

Resultado de imagem para midia indoorConstruir um negócio de sucesso não depende apenas de sorte e de um bom investimento financeiro. No começo, a persistência na boa ideia e a força de vontade são fundamentais para que um empreendimento alcance bons resultados. Foi assim que o empresário cearense Thiago Benevides criou a Indoor Channel, maior empresa de mídia corporativa do Ceará, que hoje bate a Elemídia, a maior do país, em presença no Estado.

Thiago conta que o número só tende a crescer. “Hoje nós temos aproximadamente 602 telas espalhadas pelo Ceará. Esse número aumenta toda semana. Atualmente, a Elemídia contém cerca de 530 telas. Então, conseguimos ultrapassar a maior empresa do segmento em apenas quatro anos”, detalhou.

Tendo como sede o município de Tianguá, a 320 quilômetros de Fortaleza, Thiago conta que tudo iniciou há quatro anos e com um investimento básico. “Desde a infância já tinha o espírito de empreendedor e quando cresci não foi diferente. Começamos em 2012 com apenas um painel de LED em Tianguá e iniciamos como uma empresa de mídia em que vendíamos publicidade no painel. Ao longo dos anos, contamos com o apoio do Sebrae Ceará e fomos crescendo significativamente”, disse.

Com a vontade de criar um negócio no qual tivesse um canal de comunicação direta com as empresas de Tianguá, Thiago desenvolveu e aplicou a ideia no interior do estado. O próximo passo foi expandir para a região da Serra da Ibiapaba e a cidade de Sobral, além de uma mudança de posicionamento, em 2015, essencial para o crescimento.

Resultado de imagem para midia indoorA partir dali, o foco mudou para uma empresa de veiculação de conteúdo e TV corporativa, e que chegou a 2016 com a definitiva mudança de nome, para Indoor Channel, incluindo uma identidade própria.

“Desde o início, foi um desafio muito grande. Primeiro focamos em atender o interior do Ceará, e conseguimos. Mas o mercado de mídia ‘out of home’ cresceu acima da média, e nos motivou a investir cada vez mais. Agora vamos espalhar nossas telas por grandes centros urbanos, e já estamos com sucesso na Grande Fortaleza”, aponta o sócio-fundador.

E não foi só nome que mudou. Os números também. Com um crescimento de mais de 500% em menos de quatro anos, a Indoor Channel conquistou clientes de diversos segmentos no Ceará, como os supermercados, shoppings, academias e grandes centros comerciais.

Atualmente, a Indoor Channel está situada em 23 municípios cearenses. Para 2017, Thiago explica que a expectativa é o mesmo: crescimento.

“Nossa meta para 2017 é crescer agregando novas formas de mídia. As principais cidades acima de 40 mil habitantes do Ceará já têm algum sistema de mídia indoor, muito deles sem qualidade. Então, nosso trabalho é agregar essas empresas com nosso sistema”, conjecturou.

Conteúdo atrativo

A grande dificuldade encontrada era chamar a atenção do público de forma atrativa. Fato que foi mudando aos poucos. “Começamos a perceber que o público não gostava de mídia publicitária simplesmente. Começamos então a investir em conteúdo. Hoje, 60% da nossa programação é feita de conteúdo e notamos que o retorno tem sido bem positivo”, explicou.

Sendo um sucesso em relação a empreendedorismo, Thiago contou ainda que para conseguir sucesso em qualquer empreendimento é preciso conhecer e acreditar no seu próprio negócio.

“Quem quer empreender precisa estudar o mercado no qual quer entrar. É muito importante procurar um mercado fértil, observar se no ramo que você quer entrar já não existem muitas empresas daquele setor, então é principalmente ter um ramo de atividade que seja propício para crescimento”, detalhou.

Com informações de Matheus Ribeiro