Jovem delegado da Polícia Federal é o novo secretário da Segurança

O delegado federal André Costa é o novo secretário de segurança do Ceará. O anúncio foi feito, ontem, pelo governador Camilo Santana (PT), em sua página no Facebook. Na rede social, Camilo elogiou o delegado e disse que ele “tem a missão de melhorar ainda mais o trabalho que vem sendo realizado nessa área nos últimos dois anos, quando conseguiu reverter a alta nos índices de mortes violentas no Estado, após 17 anos”. Escreveu, ainda, que “os últimos dois anos foram de queda nos índices quando foram realizados investimentos em pessoal e equipamentos”.
Ao final, o governador desejou boa sorte ao novo secretário e agradeceu a contribuição dada por Delci Teixeira pelos dois anos que ficou à frente da Secretaria da Segurança e Defesa Social (SSPDS). Delci Teixeira aposentou-se da Polícia Federal no dia 30 de novembro de 2016 e disse que os motivos que o levaram para o afastamento da pasta são “estritamente pessoais e não devido a algum tipo de conflito entre o governo ou servidores”.
Redes sociais
André Costa também anunciou o novo cargo pelas redes sociais. Em seu instagram pessoal, o novo secretário falou que conta com o apoio do Governo do Estado, dos integrantes da segurança pública, da sociedade, das instituições parceiras nas esferas federal, estadual e municipal e da imprensa. “É com imensa satisfação que compartilho aqui que darei início às minhas novas atribuições como Secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará. Mais uma missão da qual tenho ciência da grande expectativa da sociedade cearense e também da responsabilidade da função”.
Perfil
André Costa, 38 anos, é graduado em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e especialista em Ciências Criminais pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). É delegado da Polícia Federal desde 2002, onde foi superintendente adjunto nos estados de Alagoas e Tocantins, tendo atuado em delegacias de combate ao tráfico de drogas, crime organizado e crimes patrimoniais. No começo da carreira, atuou também na Polícia Civil do Ceará.
“Tenho orgulho de ter começado “de baixo”, como dizem. Fui agente de trânsito da Prefeitura de Fortaleza, escrivão da Polícia Civil do Ceará, 15 anos como delegado da PF e agora secretario estadual. Aos amigos e colegas de Alagoas, sei que saio pela porta da frente, com sentimento de dever cumprido. Como diz o ditado, “um bom filho à casa retorna!” Deus no comando de tudo”, falou em sua publicação na rede social.
Desafios
O combate ao crime organizado será um dos desafios da pasta para o novo gestor. O assunto foi abordado por Delci Teixeira, na última quarta-feira (4), durante coletiva de imprensa para a divulgação dos índices de homicídios, quando disse que “seu sucessor terá pela frente a missão de priorizar a redução de Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs) ”.
Camilo Santana também enfatizou o tema ao anunciar o novo gestor. “Mas o desafio, agora, é combater intensamente os crimes de assaltos e furtos, que criam uma sensação de insegurança na população, além do incessante combate ao tráfico de drogas e ao crime organizado”.
Expectativa
Em entrevista ao jornal O Estado, o presidente da Associação dos Cabos e Soldados Militares do Estado do Ceará (ACSMCE), sargento Eliziano Queiroz, falou que espera que o novo secretário discuta com a categoria melhorias para a área da segurança e trabalhe para reduzir os índices de homicídios de policiais. “Esse último ano teve um aumento do número de mortes de trabalhadores da segurança pública e isso está preocupando muito a todos. Espero que ele trabalhe em parceria com as categorias, população, magistrados, Secretaria da Justiça e outras pastas na busca de melhorias. O problema da violência se resolve com estratégias, investigações, com parcerias”, opinou.
Com Informações O Estado
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.