Justiça decreta falência da Oi e determina liquidação dos ativos

Após quase uma década em recuperação judicial, a operadora Oi teve sua falência decretada pela Justiça nesta segunda-feira, 10 de novembro. A decisão marca o encerramento de um dos maiores processos de reestruturação empresarial do país e põe fim ao projeto da antiga “supertele” nacional.

A determinação foi expedida pela juíza Simone Gastesi Chevrand, da 7ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro, que decidiu pela convolação da recuperação judicial em falência. Na decisão, a magistrada destacou que “a Oi é tecnicamente falida”, afirmando não haver mais surpresas quanto ao estado financeiro do grupo.

No despacho, a juíza também ordenou a liquidação dos ativos da companhia, com o objetivo de maximizar o valor arrecadado para o pagamento dos credores.

A Oi, que já foi uma das maiores empresas de telecomunicações do Brasil, enfrentava dificuldades financeiras desde meados da década de 2010, acumulando dívidas bilionárias e perdendo espaço no mercado diante da concorrência e da evolução tecnológica.

Com a decisão judicial, inicia-se agora o processo de encerramento definitivo das operações remanescentes e a distribuição dos recursos obtidos entre os credores da empresa.

Fonte: O Povo