Justiça suspende concurso do Metrofor momentos antes das provas

Foi suspenso pela justiça o concurso do Metrofor, que iria acontecer neste domingo (12). A decisão foi publicada no site da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

A Comissão Executiva do Vestibular da Universidade Estadual do Ceará (CEV/UECE) publicou a decisão após constatar no site da justiça do 1º grau, que o Juiz da 34ª Vara Cível da Comarca de Fortaleza, lavrou na data de 11 de junho de 2022, véspera da prova, a resolução a seguir:

“Em razão de todos esses fundamentos, concedo o pedido de tutela de urgência postulado na peça preambular deste processo, para determinar a imediata suspensão do aludido concurso público da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (METROFOR até que seja retificado o Edital para fazer constar, no seu item 2, a exigência de que os candidatos aos cargos descritos no item 1.1.3 (Assistente Condutor), na data da inscrição: i) possuam idade igual ou superior a 21 anos e, na data da posse: ii) possuam habilitação na Categoria D; iii) não tenham cometido nenhuma infração grave ou gravíssima ou ser reincidente em infrações médias durante os últimos 12 (doze) meses; iv) não estarem cumprindo pena de suspensão do direito de dirigir, cassação da CNH, pena decorrente de crime de trânsito, bem como estar impedido judicialmente de exercer seus direitos.”

 

Candidatos

Muitos candidatos foram ao local da prova ainda sem saber da suspensão. Foi frustração pra quem se preparou física e psicologicamente para responder as questões. É o caso da concurseira Carla Monteiro. Ela relata como foi encontrar os portões fechados e os avisos de cancelamento do concurso.

Muito chato. Você se prepara… eu deixei quase uma vida de lado pra fazer essa prova. Eu sei que vai ter uma nova prova, mas só a ansiedade e chegar e quebrar a cara assim… Eu gastei dinheiro, tempo. Eu sei que avisaram, mas foi de madrugada. De madrugada eu estava dormindo.

 

O concurso teve mais de 30 mil inscritos. O Metrofor ofertou 148 vagas, entre níveis médio, técnico e superior. A maioria, para funções operacionais do sistema metroviário em Fortaleza.

O juiz Maurício Fernandes Gomes afirmou que o edital não traz as exigências necessárias aos candidatos.

Principalmente, porque não prevê como pré-requisito para inscrição no concurso ter o competidor habilitação na categoria D e idade superior a 21 anos, já que este último requisito é condição para obtenção do primeiro.

 

Novas inscrições

Ele também determinou a reabertura das inscrições para o certame.

Determino, ainda, que a prestadora do serviço público promova a reabertura das inscrições ao referido cargo, no prazo de 05 dias úteis, sob pena de multa diária no valor de R$ 5.000,00 (cinco mil reais), a ser revertida em favor do Fundo de Defesa dos Direitos Difusos do Estado do Ceará.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.