La Casa de Papel: Operação Brasil.

Era fim de tarde da última quinta-feira (25), quando a TV brasileira passou a noticiar um assalto digno de série de televisão, oito homens, distribuídos em dois veículos, entraram no armazém do aeroporto e abordaram os agentes do terminal na quinta-feira 25. A carga, que foi roubada de um carro-forte da empresa Brink’s, seguiria para Zurique, na Suíça, e Nova York, nos Estados Unidos.

O roubo de 718,9 kgde ouro por criminosos disfarçados no Aeroporto Internacional de São Paulo foi notícia em diversos veículos da imprensa internacional. O jornal espanhol El País comparou o crime aos “roubos mais espetaculares de filmes”.

“A operação não tem porque invejar os roubos mais espetaculares dos filmes”, destaca a reportagem. “Os ladrões só precisaram de dois minutos e meio, segundo as imagens gravadas pelas câmeras de segurança, para escapar com a  pilhagem”.

“O roubo foi cometido no período da tarde, quando os suspeitos, munidos de fuzis e roupas e crachás da Polícia Federal, chegaram em dois veículos a um terminal de carga do Aeroporto de Guarulhos”, descreveu o argentino Clarín.

No roubo bem organizado em plena luz do dia, nenhum tiro foi disparado, ninguém ficou ferido”, escreveu o site da revista alemã Der Spiegel.

Os criminosos mantiveram o encarregado de despacho e a família dele reféns na noite anterior, e assim tiveram acesso a informações privilegiadas. Todos foram liberados sem ferimentos após o roubo.

A Série

Na primeira temporada que é dividida em duas partes, oito ladrões se trancam com reféns na Casa da Moeda da Espanha. Seu líder manipula a polícia para realizar um plano. Seria o maior roubo da história da Espanha, até que eles resolvem voltar para execução de um plano ainda mais ousada, no Banco Central da Espanha.