Laboratório de sismologia registra tremor de terra de 3 graus em Sobral

Segundo técnico em sismologia, tremor dessa intensidade não é perigoso.
Região registra mais de 3.000 tremores desde 2008, segundo laboratório.

André TeixeiraDo G1 CE
Ocorreu na manhã desta segunda-feira (8) um tremor de terra de 3.0 graus na escala Richter, que vai de 0 a 10, em Sobral, Região Norte do Ceará. Segundo a Secretaria de Defesa Civil da cidade, não há feridos ou registro de grandes destruições.
O tremor foi confirmado no Laboratório de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o laboratório sismológico mais próximo da região, após alerta da Defesa Civil de Sobral. Segundo o técnico em sismologia Eduardo Menezes, um tremor de 3.0 graus não oferece riscos à população.
Eduardo diz que são comuns os tremores na região de Sobral e também em Natal-RN e parte de Pernambuco. Os tremores ficam em torno de 2 e 3 graus na escala Richter, segundo o técnico, e não são perigosos.
Desde 2008, o Laboratório Sismológico da UFRN registrou mais 3.000 tremores na região. O mais forte deles foi também em Sobral, em 2009, e chegou a 4.3 graus. Esse tremor causou rachaduras em estruturas de concreto e derrubou móveis em residências e comércios. O tremor atingiu uma área de 200 quilômetros de raio e chegou a afetar cidades do litoral cearense, como Fortaleza.
Segundo Eduardo Menezes, os tremores na região são comuns na região devido a fossas subterrâneas que estão constantemente em atividade sismológica. As fossas são ligadas ao encontro das placas tectônicas no Oceano Atlântico, que ligam América do Sul ao continente africano. Os tremores também podem estar relacionados à atividade sismológica das placas tectônicas.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.