Livro sobre o Sítio Histórico de Sobral será lançado nesta terça-feira (22)

O livro ‘Sítio Histórico de Sobral – Monumento Nacional’ será lançado dia 22, às 19h, na Casa da Cultura. Fruto da tese de doutorado do arquiteto Romeu Duarte, a obra retrata a história e o patrimônio arquitetônico de Sobral, com ênfase nas administrações municipais de 1997-2000 e 2001-2004 (gestão Cid Gomes), 2005-2009 e 2009-2010 (Leônidas Cristino) e 2010 até hoje (Clodoveu Arruda). O sentimento de “sobralidade” e o processo de tombamento e gestão do sítio histórico, assim como as fotos de Leopoldo Kaswiner e o projeto gráfico de Henrique Baima são destaques do livro.
A obra foi publicada através da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet, do Ministério da Cultura), com o apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), patrocínio da Grendene, por ocasião de seus 20 anos de implantação em Sobral, e realização da Lumiar Comunicação e Consultoria.
Saiba mais sobre os autores
ROMEU DUARTE JUNIOR (Belo Horizonte/MG, 1959) é arquiteto e urbanista, professor da Universidade Federal do Ceará, ex-presidente nacional do Nacional do Instituto de Arquitetos do Brasil e ex-superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional do Ceará.
LEOPOLDO KASWINER (Fortaleza/ Ce, 1960) é fotógrafo, atua nas áreas de fotojornalismo, fotografia publicitária e arquitetônica, além de desenvolver trabalho autoral que resultou nas séries “Homens do Couro” e “Homens do mar”. Entre as diversas publicações, workshops e exposições das quais participou, destaca-se “Wilden Herzen – Fotografie aus Lateinamerika” (Coração Selvagem – Fotografia da América Latina, Munique, Alemanha, 1992) , em celebração aos 500 anos das Américas.