Lula e Bolsonaro com os maiores tempos de rádio e TV; veja a divisão
Com apoio importante de partidos com tempo de TV e rádio, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai ter mais espaço na grade de programação dos veículos durante a campanha eleitoral.
Já o presidente Jair Bolsonaro (PL), que busca a reeleição, conseguiu a segunda maior composição. Ter muitos partidos na base aliada é importante para aumentar o tempo de propaganda e fundo eleitoral. E mais, com maior número de partidos aliados, alcança-se um maior público nos mais distantes locais, onde os candidatos dificilmente iriam.
Com essas definições, já se pode ter uma estimativa de tempo no rádio e na TV, sempre tão fundamentais em todas as campanhas.
A lei diz que o tempo de propaganda é definido proporcionalmente ao peso dos partidos que formam as coligações. E isso é avaliado pelo tamanho das bancadas dos partidos na Câmara. Ou seja, quanto maior a bancada, maior o peso.
A propaganda eleitoral começa a ser exibida no dia 26 de agosto. Cada bloco terá, ao todo, 12 minutos e 30 segundos de propaganda.