Lula estável com 45%, Bolsonaro oscila dois pontos para cima e Ciro tem 6%; aponta pesquisa BTG/FSB

A mais nova pesquisa, feita por telefone, pelo Instituto FSB, contratada pelo Banco BTG Pactual, foi divulgada nesta segunda-feira (22). O levantamento apontou que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) continua na liderança da corrida à Presidência da República, com 45% das intenções de voto na pesquisa estimulada. De acordo com os números, o percentual do petista é o mesmo da sondagem feita na semana passada. Na pesquisa estimulada, o entrevistado recebe uma lista com os nomes dos candidatos e partidos.

Já o presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, saltou de 34%, na pesquisa passada, para 36% neste novo levantamento. Em uma semana, ele subiu dois pontos percentuais, mas essa variação foi registrada dentro da margem de erro, que também é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Considerando essa mesma margem de erro, o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) saiu de 8% para 6%. Já a senadora Simone Tebet (MDB) variou de 2% para 3%. Com esses números, os dois candidatos estão tecnicamente empatados no terceiro lugar da disputa.

Já a candidata e sindicalista Vera Lúcia (PSTU) e o empresário Pablo Marçal (Pros) conseguiram subir um ponto, saltando de 0% para 1%. Na ponta do lápis, considerando a margem de erro, é possível verificar mais um empate técnico. Nesse caso, Vera Lúcia e Pablo Marçal empatam com Simone Tebet, mas não com Ciro. Os outros candidatos não atingiram 1%. O levantamento BTG/FSB também trouxe outros números: os entrevistados que disseram que não votariam em nenhum candidato foram 4%; brancos e nulos foram 2%; e não sabe ou não respondeu, 3%.

Fonte: GC+