Lula tem 35%, Tarcísio 17% e Ciro 11% aponta pesquisa Quaest
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva aparece à frente em todos os cenários de primeiro e segundo turno nas eleições presidenciais de 2026, segundo pesquisa Quaest. O levantamento mostra Lula com vantagem sobre nomes como Jair Bolsonaro, Tarcísio de Freitas, Michelle Bolsonaro, Ratinho Júnior, Eduardo Leite, Romeu Zema, Eduardo Bolsonaro, Ronaldo Caiado e Flávio Bolsonaro.
Na disputa contra Tarcísio de Freitas, que no levantamento anterior aparecia em empate técnico com Lula, o presidente abriu oito pontos de diferença. Testado pela primeira vez, o senador Flávio Bolsonaro ficou com 32%, contra 48% de Lula. Em todos os nove cenários de segundo turno, o presidente lidera.
A pesquisa ouviu 12.150 pessoas entre os dias 13 e 17 de agosto, antes do indiciamento de Jair Bolsonaro e de Eduardo Bolsonaro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.
No primeiro turno, Lula aparece com percentuais variando entre 34% e 35%, dependendo do cenário. Contra Jair Bolsonaro, teria 34% a 28%. Contra Michelle Bolsonaro, 35% a 21%. Já contra Tarcísio de Freitas, Lula marca 35% contra 17%.
O levantamento também apontou queda na rejeição a Lula, que passou de 57% em maio para 51% em agosto, enquanto a de Tarcísio subiu de 33% para 39%. Jair Bolsonaro registra a maior taxa de rejeição, com 57%. A Quaest avaliou ainda cenários em oito estados: em São Paulo, Lula venceria Bolsonaro em eventual segundo turno, mas perderia para Tarcísio.