Mais de 3 mil vagas devem ser abertas em novos concursos para área de segurança pública no Ceará

Em live realizada nesta quarta-feira, 18, o governador Camilo Santana (PT) anunciou novos concursos para a área de segurança que devem acontecer até 2022. Serão 3.128 vagas para os diversos setores como Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e policiais da Perícia Forense. Além das vagas na segurança pública, Camilo Santana anunciou a chamada de professores para a Secretária de Educação (Seduc) ainda para o início do semestre letivo de 2021.

A Policia Militar será a área com mais vagas, totalizando 2.200, divididas entre 200 oficiais e 2 mil para soldados. A chamada deve acontecer com duas etapas ainda em 2021 e mais duas em 2022. O objetivo é viabilizar a ampliação do efetivo e a implementação de batalhões do Raio em todos os municípios com mais de 30 mil habitantes.

Já para a Policia Civil, 500 novas vagas devem ser abertas, sendo 400 inspetores e 100 escrivães. Segundo o governador, há urgência para os agentes da Pefoce, com o acréscimo de 170 vagas, para a inauguração de duas unidades no interior. Serão 60 vagas para peritos criminais, 20 peritos legistas, 20 médicos legistas e 70 auxiliares de perícia.

Para o Corpo de Bombeiros, em vez de um novo concurso, o processo já em andamento deve ser concluído e a última turma vai ser chamada, totalizando 258 novos nomes, sendo 208 soldados e 50 oficiais que estavam esperando a chamada. Outro ponto que deve acontecer é a reforma de todos os quarteis e delegacias do Ceará. Segundo Camilo Santana, o processo já foi autorizado e está passando por levantamento. “Em breve, eu e o Caron vamos anunciar todos os quarteis e delegacias do Ceará serão reformada para deixar em perfeito estado para os profissionais de segurança”, disse na live.

18º Batalhão de Policia, no bairro Antonio Bezerra (Foto: MAURI MELO/O POVO)

Educação

Além da segurança pública, Camilo Santana ressaltou que outras áreas também devem receber novos servidores, ou com a chamada de processos já em andamento ou com a promoção de novos concursos. Para o começo do ano letivo de 2021, os professores do último processo da Secretária de Educação devem ser chamados. “Nós estaremos convocando, a partir do início do ano, para o período letivo de 2021 das escolas do Ceará, os concursados do concurso da Seduc”, afirmou.

Ainda de acordo com o governador, até janeiro, deve ser divulgado também concurso público na área da saúde para preencher vagas de médicos de diversas áreas e enfermeiros.

- Advertisement -

Deixe uma resposta