Mais de 59 mil crianças deixam extrema pobreza no Ceará em dois anos, diz Ipece

Levantamento com base em dados do IBGE mostra que o estado alcançou a menor taxa de extrema pobreza na primeira infância desde 2012.

A extrema pobreza infantil no Ceará diminuiu nos últimos dois anos: 59.178 crianças de 0 a 6 anos saíram da situação de extrema pobreza entre 2022 e 2024. Os dados são de um levantamento do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), divulgado em maio deste ano.

 

O estudo foi realizado com base nos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), disponibilizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em 2024, o Ceará tinha 91,9 mil crianças em situação de extrema pobreza. Este número era de 151,1 mil em 2022.

O levantamento também mostra que o estado teve o menor número de crianças na primeira infância abaixo da linha da extrema pobreza desde 2012 (veja gráfico abaixo).

Levantamento mostra dados de extrema pobreza infantil no Ceará — Foto: Ipece/Reprodução

“As privações que são enfrentadas na primeira infância podem ter consequências irreversíveis que perdurarão por toda a vida, causando prejuízos para o futuro das crianças e, consequentemente, para o potencial de desenvolvimento do Ceará”, diz o estudo.

No Ceará, a pessoa que está abaixo da linha de extrema pobreza tem menos de R$ 220,84 mensais. Por outro lado, a linha de pobreza no estado é no valor de R$ 703,62 mensais por pessoa.

➡️ O cálculo da renda domiciliar por pessoa é feito com a soma dos rendimentos de todos os moradores de um domicílio dividida pelo número de moradores.

Governador comemora resultado

Nas redes sociais, o governador Elmano de Freitas comemorou a redução dos dados de extrema pobreza na primeira infância.

“Esse resultado mostra que estamos no caminho certo com políticas sociais, como o Ceará Sem Fome que garante comida na mesa para quem mais precisa e o Cartão Mais Infância, que já apoia mais de 150 mil famílias com crianças em situação de vulnerabilidade”, publicou.
O programa Ceará Sem Fome, citado pelo governador, alcança atualmente mais de 47 mil famílias, auxiliando os beneficiados com valores mensais para auxiliar na compra de alimentos.

Outra iniciativa citada foi o Cartão Mais Infância, programa de transferência de renda voltada para famílias com crianças com idades de 0 a 5 anos em situação de extrema pobreza e vulnerabilidade social.

Um levantamento anterior do Ipece com dados do IBGE, também divulgado em maio, mostrou que a taxa de extrema pobreza no Ceará, considerando todas as faixas etárias, caiu para 7,9% em 2024. Este percentual era de 10,9% em 2022.

Fonte: G1 Ce