Durante operação policial na Rocinha, no Rio de Janeiro, para localizar traficantes do Ceará e de Goiás que se escondiam no estado do Sudeste, os policiais identificaram uma mansão que seria de Anastácio Paiva Pereira, conhecido como Doze ou Paizão. Anastácio é tido como um dos principais nomes do Comando Vermelho (CV) na região Norte do Ceará, principalmente em Santa Quitéria.
Ele está na lista dos mais procurados da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), descrito como “homicida e traficante” e considerado perigoso.
A mansão contava com piscina, deck panorâmico, geladeiras de cerveja e já estava decorada para o Natal. As imagens foram obtidas pelo portal g1 do Rio de Janeiro. Os policiais encontraram ainda um pôster da série americana Breaking Bad, que conta a história de um professor de química com câncer terminal que decide arriscar a vida para conseguir dinheiro produzindo metanfetamina.
Na mesma região, foi encontrada também a mansão de José Mário Pires Magalhães, conhecido como ZM e apontado como a maior liderança do CV no Ceará. Ele seria o responsável por acolher os membros da facção que procuravam se esconder no RJ.
Operação na Rocinha procurava 34 criminosos do Ceará e envolveu 400 policiais
O Comando Vermelho (CV) forneceu apoio logístico para esconder na Rocinha pelo menos 34 foragidos da Justiça do Ceará. A operação, que contou com cerca de 400 policiais, procurava principalmente envolvidos em crimes na região Norte do Estado. Os criminosos conseguiram fugir. “Começamos a compreender e, juntando as informações, verificamos que todos os homicidas estavam indo para o mesmo local, o mesmo bairro, a mesma rua, na Rocinha, no Rio de Janeiro”, afirma chefe do Departamento de Polícia Judiciária do Interior Norte, delegado Marcos Aurélio, que concedeu entrevista ao O POVO, direto do Rio de Janeiro.
O delegado explicou que os traficantes escutaram os tiros da operação policial e fugiram para o mato. Mandados de busca e apreensão foram cumpridos nas casas dos foragidos.De acordo com o delegado, um dos suspeitos de matar o policial militar Antônio Almir Pereira Mota Filho no dia 5 de dezembro também estaria escondido na Rocinha. O homem teria fugido do município de Boa Viagem, no Ceará, um dia após o crime.
Além de criminosos da região Norte, a Polícia também tem conhecimentos que chefes do tráfico do bairro Pirambu, em Fortaleza, estariam escondidos no Complexo da Maré, também no Rio de Janeiro. Dos morros cariocas, os criminosos repassam orientações e ordenam execuções e logísticas do tráfico de drogas.
Fonte: O Povo Online