Marina Silva parabeniza UFC pela criação da Estação Científica de Jericoacoara

A ministra ressaltou a importância do debate sobre desenvolvimento sustentável, a partir da união entre Estado, sociedade civil, empreendedores e comunidades locais

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, parabenizou a Universidade Federal do Ceará (UFC) pela da estação científica que está em fase construção na Vila de Jericoacoara, no Litoral Oeste do Estado. As congratulações foram enviadas por meio de vídeo durante o II Fórum de Sustentabilidade e Turismo na Terra do Vento, promovido na sexta-feira (7) e no sábado (8) da semana passada.

Realizado na região da Praia do Preá, em Cruz, o evento focou no debate de políticas públicas e no desenvolvimento sustentável das regiões do Preá, de Barrinha e Jericoacoara. Estiveram presentes o professor Marcelo Soares, do Instituto de Ciências do Mar (Labomar), e o presidente do Centro de Treinamento e Desenvolvimento (Cetrede), Dimas de Oliveira Costa.

No vídeo gravado, a ministra Marina Silva parabenizou a iniciativa e ressaltou a importância do debate sobre desenvolvimento sustentável, a partir da união entre Estado, sociedade civil, empreendedores e comunidades locais.

“Envio meus abraços aos representantes da Universidade Federal do Ceará pela inauguração de uma estação científica e de um centro de turismo e ecologia em Jericoacoara. Eu acredito ser fundamental refletirmos sobre a combinação entre desenvolvimento econômico e conservação. O litoral brasileiro é um ativo insubstituível no processo de criação de meios para uma vida digna e de combate às mudanças do clima”, disse a ministra.

Localizado na Vila de Jericoacoara, o espaço da estação científica foi doado à UFC pela Prefeitura de Jijoca de Jericoacoara em janeiro deste ano. O terreno, de 5.648 metros quadrados, está localizado em uma área próxima ao mar e abrigará um prédio destinado a estudantes e pesquisadores, com alojamentos, salas de aula e de estudo, além de espaços de convivência; um centro de visitantes, com laboratórios e sala de reuniões; um auditório com capacidade inicial para 200 pessoas, além de uma casa administrativa.

Em fevereiro, foi apresentada na Reitoria da UFC a primeira proposta arquitetônica e paisagística para o espaço, desenvolvida na perspectiva de que o equipamento seja considerado um parque, promovendo aproximação de visitantes com a natureza, a partir de atividades de educação ambiental e divulgação científica.

Para o professor Marcelo Soares, a sinalização da ministra Marina Silva à Estação Científica de Jericoacoara representa um apoio político importante, além de significar uma atenção às atividades em desenvolvimento na região.

“É um reconhecimento interessante, por se tratar da ministra do meio ambiente. Ela vê que essa estação tem a capacidade de possibilitar políticas públicas na área ambiental, de conservação da biodiversidade, de turismo sustentável. Então, é um reforço importante do ponto de vista político”, aponta Marcelo Soares.

Fonte: Opinião CE