Meruoca lidera chuvas em 46 cidades do Ceará; veja previsão do tempo

O posto Meruoca, no município homônimo, registrou 38 milímetros de chuvas entre ontem, sábado, 21, e hoje, domingo, 22, segundo boletim da Funceme

O Ceará registrou chuvas em 46 municípios entre 7 horas desse sábado, 21, e 7 horas deste domingo, 22. É o que informa boletim atualizado às 8h50min de hoje pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

O posto Meruoca, no município de mesmo nome, no Litoral Norte, liderou as precipitações, com 38 milímetros (mm) registrados. Na sequência, vêm Maranguape (posto Fazenda Columinjuba), com 32 mm; e Iguatu (posto Aeroporto), com 29 mm. Veja a lista mais abaixo.

Em Fortaleza, o maior acumulado foi observado no posto da Defesa Civil, no Centro, com 24 mm de chuvas. A Capital registrou, nesse sábado, a menor temperatura de junho: 21,6 graus Celsius (°C).

Isso foi resultado, segundo a Funceme, da combinação entre o fim do período chuvoso e as características típicas da nova estação. As temperaturas mais baixas são comuns no período entre junho e agosto.

Chuva no Ceará: veja 10 maiores registros em 24 horas

  • Meruoca (posto Meruoca) – 38 mm
  • Maranguape (posto Fazenda Columinjuba) – 38 mm
  • Iguatu (posto Aeroporto) – 29 mm
  • Quixelô (posto Vila Antonico) – 26,4 mm
  • Icó (posto Três Bodegas) – 26 mm
  • Iguatu (posto Baú) – 26 mm
  • Uruburetama (posto Açude Mundaú) – 24,6 mm
  • Fortaleza (posto Defesa Civil) – 24 mm
  • São Gonçalo do Amarante (posto Santo Amaro) – 22,3 mm
  • Guaramiranga (posto Guaramiranga) – 22 mm

Tempo no Ceará: veja previsão para hoje e segunda

A previsão do tempo para o Ceará, conforme a Funceme, apresenta condições favoráveis para chuva até amanhã, segunda-feira, 23. Os registros devem ocorrer isoladamente e com intensidade fraca a moderada.

Ainda neste domingo, 22, durante a tarde, as precipitações devem se concentrar no centro-norte do Estado. Já à noite, as nuvens estarão concentradas no sul.

A abrangência de chuva e acumulados sofrerá uma redução na segunda. As maiores chances de registros estarão no Litoral de Fortaleza e do Pecém durante a manhã, além do centro-sul durante tarde e noite.

Ventos e temperatura

No período, a velocidade máxima do vento nas regiões litorâneas e serranas pode alcançar 50 quilômetros por hora (km/h), vindos do sudeste.

Quanto à temperatura, os valores máximos devem permanecer entre 33 °C e 34 °C em territórios mais secos, como a Jaguaribana e o Sertão Central e Inhamuns. Já as mínimas devem ficar entre 19 °C e 20 °C na Serra da Ibiapaba, no Maciço de Baturité, no Sertão Central e Inhamuns e no Cariri.

Fonte: O Povo Online