Mesa Brasil Sesc alcança de mais de 67 milhões de quilos de alimentos distribuídas
Encontro com a participação do presidente do Sistema Fecomércio, Luiz Gastão, planeja ações e apresenta resultados do programa
Mais de 67 milhões de quilos de alimentos já foram distribuídas pelo programa Mesa Brasil Sesc, desde a sua criação em 2001. O número foi destaque na 1ª reunião de 2025 das entidades sociais parceiras do programa, que aconteceu nesta quinta-feira, 20, na unidade do Sesc Caucaia.
O encontro, além de destacar os resultados do Mesa Brasil, também debateu novas estratégias de combate à fome no Ceará, a importância de fortalecer a rede de solidariedade e anunciou planos do programa em 2025, visando aproximar ainda mais as ações das instituições sociais beneficiadas.
O presidente do Sistema Fecomércio Ceará, Luiz Gastão, ressaltou a relevância da expansão do programa, por meio da descentralização, para aproximar as doações das entidades, reduzindo custos e ampliando o impacto do Mesa Brasil. Ele agradeceu a todos que se dedicam a tornar essa iniciativa possível. “É uma história que não poderíamos construir sem vocês, que dedicam o que temos de mais valioso na vida: nossa vocação e determinação de servir ao próximo. ”
Ainda segundo Gastão, o trabalho deve seguir “incansável” ao longo do ano, com o objetivo de promover cada vez mais resultados positivos no enfrentamento à fome.
Para facilitar ainda mais a retirada de alimentos, o programa conta agora com uma nova unidade de atendimento no Ancuri, em Fortaleza, além da unidade de Iparana, em Caucaia. Essa descentralização tem o propósito de aproximar os pontos de distribuição das entidades parceiras.
Impacto
Em 2024, foram distribuídos no Ceará 4.768.736 quilos de doações, beneficiando 331.139 pessoas em 158 municípios, por meio de 669 entidades sociais e com o apoio de 418 doadores. Além disso, foram realizadas 442 ações educativas, envolvendo oficinas, palestras e capacitações. Em Fortaleza, no mesmo período, as entidades receberam 2.779.198 quilos de alimentos.
Uma das entidades beneficiadas, a Casa Paz e Bem, do Instituto Compartilha, atende diariamente cerca de 200 pessoas por meio de serviços de cozinha social, atendimentos de saúde e cursos profissionalizantes. O coordenador da Instituição, Frei Nailson, destacou a importância social do programa. “Nós acreditamos na segurança alimentar e nutricional e o Mesa Brasil, desde a pandemia, possibilita que nosso trabalho chegue a quem mais necessita”.