Mesmo com crise econômica, comerciantes de Sobral mantêm fé e perseveram

O comércio está presente na história da humanidade desde os primórdios do desenvolvimento humano, quando a troca por serviços (no início por objetos) identificava o valor de determinado produto. É o comércio que movimenta nossa economia. No município de Sobral, embora o comércio tenha crescido, contribuído com o desenvolvimento da cidade, a crise que se alastra pelo país pode ser sentida por comerciantes que há anos fazem dessa atividade seu meio de vida. Entretanto, fé e perseverança norteiam seu trabalho.

No meio da crise, perseverança

Tarcísio Parente, 53, é proprietário do “Mercadinho Tarcísio”, que há 22 anos faz parte do cotidiano de todos os que buscam o mercado municipal. O comerciante trabalha com o ramo de varejos, e ainda trabalhava na ‘Fábrica de Cimento’ na cidade quando começou a preparar seu futuro meio de vida; seu mercadinho.
Tarcísio afirma que o comércio de Sobral caiu em relação às vendas: “Por conta da crise, e também dos grandes que chegaram”, ressalta. Mas de acordo com ele, perseverança é o segredo: “O comércio está ruim para todo mundo. Devemos torcer pela melhora e crescimento da economia, pois quando ela melhora o dinheiro circula”, conclui.

No passar dos anos, manter a fé
O sobralense Francisco Irismar Frota, 77, proprietário da “Transradial Eletrônica”, loja que vende componentes eletrônicos, montou a loja em dezembro de 1980: “Comecei a trabalhar mesmo com 12 anos. De lá para cá fui trabalhando em comércio, fazendo cursos de rádio e eletrônica, trabalhei vários anos em uma oficina de eletrônicos que tinha, e só de comércio vai fazer 39 anos neste ano”, ressalta.

Francisco Irismar nota as transformações que aconteceram desde os anos 2000, quando o comércio começou a apresentar queda: “No meu ramo, por exemplo, teve muita mudança de material. A tecnologia era boa, as pessoas buscavam consertar os aparelhos. Depois as pessoas começaram a comprar o aparelho completo ao invés de mandar consertar”, enfatiza. “Mas o segredo é não esmorecer, ter fé, e qualquer ramo que escolher, seguir em frente”, conclui.

Com Informações do Diário do Nordeste

Jonas Deison

Somos um portal de notícias focado na cidade de Sobral, Ceará. Prezamos sempre pela notícia verdadeira e sem conteúdo apelativo. Contato: (88) 99222-3363 | (88) 99632-4226 Administrador: Jonas Deison

Deixe uma resposta