Mesmo com nível do Rio Coreaú baixando, bairros de Granja permanecem embaixo d’água

Mesmo o Rio Coreaú tendo baixado cerca de 15 centímetros de quinta (4) para sexta (5), o bairro Lagoa Grande, em Granja, localizado na Região Norte do Ceará, ainda está inundado e a diminuição da água não foi o suficiente para as famílias retornarem para o local. Pelo menos 18 famílias, que moram nos bairros Barrocão e Lagoa Grande, foram retiradas pela Defesa Civil.  

Matusalém Pereira é um dos moradores de Lagoa Grande. Ele foi um dos que foi retirado de casa devido ao volume das águas. O pescador retornou hoje ao local para buscar algumas roupas que deixou em casa. “Agora estamos morando um pouco mais a frente, na parte mais alta do bairro. Alugamos uma casa que a prefeitura vai pagar com o aluguel social”, conclui. 

O aluguel da casa que Matusalém Pereira está morando atualmente custa R$ 150, fora as contas de água e luz. O pescador tem contrato de um mês na nova casa, mas não tem certeza de quando a água de sua casa irá baixar. “Ninguém sabe o quanto vai chover, depende muito, porque a chuva tem muito influência aqui. Se chover muito aqui o nível da água aumenta, mas se parar de chover, com certeza o nível baixa”, conclui.

“Á água chegou a ficar acima do peito. Estou na casa do meu cunhado, seis pessoas estão lá”, conta o agricultor Francisco de Assis Fernandes. O homem perdeu a pequena plantação que tinha e os peixes que criara em um açude próximo. “A água subiu ligeiro e está custando a baixar, mas isso é porque não para de chover. Hoje o tempo deu uma trégua”, finaliza.

Deixe uma resposta