Meteoro explode no céu entre Sobral e Carnaubal; entenda o fenômeno

Explosão de um meteoro bólido foi registrado na noite do ultimo sábado (21/09), entre Sobral e Carnaubal, Região Norte do estado.

Um meteoro atravessou o céu do Ceará, na noite de sábado (21), chamando atenção de quem presenciou o fenômeno. O objeto foi observado por volta das 18h 59min por câmeras do projeto brasileiro de pesquisa de meteoros Exoss. O meteoro entrou com uma velocidade relativa à Terra de cerca de 57 mil km/h. Os cálculos foram feitos pelo time Exoss usando softwares especializados.

As imagens e vídeos foram capturadas pelo associado Antenor Simão professor da E.E.M.T.I Agostinho Neres Portela no distrito de Rafael Arruda onde fica instalada a Sobral Meteor Station – SMS. O fenômeno também foi registrado pelo acossiado do projeto Exoss Gustavo Silva em Carnaubal. As imagens mostram o momento em que o astro entra em contato com a atmosfera terrestre e explode, evitando que o objeto atinja o solo.

“…ele era um pedaço provavelmente de um asteroide ou Cometa, ele entrou na atmosfera por volta das 18: 49 hora local, e começou a brilhar a um altura de cerca de 72 km, chegando a altura final um pouco menos de 50 km de altura. Atingiu um brilho máximo de cerca de – 5.3 , ou seja ele chegou a ser um pouco mais de dez vezes mais brilhante que o planeta Vênus. O cálculo de sua órbita indica que ele estava orbitando entre Marte e a Terra, sendo classificado como um objeto cruzador da Terra, tipo Apolo.”

Afirma Marcelo De Cicco, astrônomo e coordenador do projeto científico de estudos de meteoros no Brasil Exoss.
O brilho intenso de um meteoro bólido pode chamar a atenção e até assustar os observadores. Mas eles não causam perigo algum. A explosão em geral acontece a algumas dezenas de quilômetros da superfície terrestre.

“Nada que possa causar nenhum tipo de dano. Não é algo que gere nenhum risco para a população”, disse.

 

Para mais informações acesse: www.press.exoss.org