Mina em Santa Quitéria receberá até US$ 400 milhões em investimentos
Uma parceria formada entre o Instituto Nuclear Brasileiro (INB) e a indústria de fertilizantes Galvani, visa a exploração de urânio no Ceará, mais precisamente na cidade de Santa Quitéria, onde é localizado a maior reserva do elemento associado ao fosfato do planeta.
O projeto, que foi remodelado e prevê operação plena dentro de seis anos, deverá enviar o primeiro grupo de biólogos e zootecnistas para iniciar os estudos em Itataia, a previsão de investimento chega a US$ 400 milhões e a quantidade existente de urânio no local leva o Brasil a categoria de exportador do produto.
“Santa Quitéria mais Catité (mina da Bahia já em operação) insere o Brasil entre os grande produtores mundiais. E a meta é de ser exportador com urânio enriquecido”, projeta o presidente do Instituto Nuclear Brasileiro (INB), o cearense Carlos Freire Moreira.