Moradores mapeiam violência no bairro Renato Parente em Sobral

Imagem Google
Imagine-se na seguinte situação: você decide aproveitar um final de semana viajando, um merecido descanso após meses de trabalho, ou simplesmente para rever a família. Quando volta para casa, no final do domingo, nota algo estranho e, ao entrar em casa, tem uma desagradável surpresa, constatando que já não possui uma televisão, um notebook e outros eletrônicos, ou que até mesmo suas roupas e bijuterias foram levadas.
Esta é uma desagradável rotina no bairro Renato Parente, em Sobral. De janeiro a agosto deste ano, foram registradas quinze invasões a residências, além de três tentativas frustradas, dois assaltos a mão armada, uma tentativa de assalto seguida de estupro e uma tentativa de assalto a mão armada. Isto levou os moradores a se organizarem em um grupo em uma rede social, no qual além de compartilharem dicas para melhorar a convivência e qualidade de vida, mobilizam-se em busca de respostas das autoridades para as suas demandas. A novidade foi a criação de um mapa virtual onde registram cada uma das ocorrências de violência no bairro, a partir deste ano.
O bairro
Apesar de ter mais de uma década de existência, apenas nos últimos anos o mercado imobiliário está aquecido no bairro Renato Parente. Hoje é impossível transitar por qualquer uma das cerca de 40 ruas que compõem o bairro sem se deparar com pelo menos duas ou três obras em andamento. Por não ter grande fluxo de trânsito, belas paisagens, grandes áreas disponíveis para construção e facilidade no financiamento imobiliário, o Renato Parente é apontado como um dos principais alvos de especulação imobiliária, assumindo perfil residencial, de classe média, atraindo especialmente funcionários públicos.
As invasões
De acordo com os moradores, as invasões ocorrem normalmente nos finais de semana, quando o movimento diminui e alguns moradores viajam. A maior parte destas ações acontece no período da noite.
Assaltos
Mas não são apenas as invasões que tiram o sono dos moradores. Ultimamente, tem crescido a quantidade de assaltos e tentativas de assalto no bairro. De acordo com eles, o fato do Renato Parente ser atendido pela mesma viatura que atua em outros bairros torna o policiamento ineficiente, favorecendo a ação de criminosos, que praticam os crimes e têm tempo suficiente para a fuga. “Até chamar a polícia fica difícil, pois nem todo mundo tem telefone fixo e celular não pega bem no bairro”, conta uma das vítimas, que não quis se identificar.
As respostas
O Prefeito de Sobral, Clodoveu Arruda, prometeu em uma das reuniões do Orçamento Participativo que uma das principais demandas dos moradores, a iluminação pública em todo o bairro, será atendida, mas não estabeleceu previsão de execução. Quanto ao reforço do policiamento, nenhuma medida concreta foi apontada pelas autoridades da Segurança Pública. Quanto ao material de construção e entulho nas ruas, o Secretário de Obras, Mário Parente, informou que serão feitas blitzen durante a noite para recolhimento de tudo o que estiver obstruindo as vias públicas. Enquanto isso resta aos moradores continuarem rezando para não se tornarem uma das próximas vítimas.
Jonas Deison (Sobral Online) com informações de Jerfson Lins

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.