Mostra Safra Sobralense de Artes Visuais segue em exposição

 A Mostra Safra Sobralense de Artes Visuais 2014 fica em exposição na Biblioteca Municipal Lustosa da Costa até o dia 28 de fevereiro. O evento reúne 100 obras de 50 artistas de 13 municípios da Região Norte do Estado do Ceará e a entrada é franca. Segundo o curador e também artista plástico Ed Ferrera, a Mostra Safra Sobralense é um veículo da Secretaria de Cultura de Sobral e tem como principal meta fomentar as artes plásticas como um todo em Sobral e na Região Norte, devido à sua grande abrangência.

“Começou como artes visuais de Sobral, mas devido à dimensão do projeto, acabamos atendendo toda a região. Entre as ações, está promover o diálogo de iniciantes em artes plásticas com quem já vivencia esse mercado, além de criar um público específico em Sobral e região para apreciar esses trabalhos” detalhou Ferrera.
Sendo a Safra 2014 uma das maiores das sete edições já realizadas, Ed comemora os números. São 50 artistas de 13 municípios reunidos em 100 obras e que já teve aproximadamente cinco mil visitas desde a abertura, em 11 de dezembro. “Isso prova o sucesso da difusão das artes em Sobral. Contamos com um público muito diversificado, que vem dos municípios ao redor. Ainda não são todos que apreciam as artes plásticas, mas desde a primeira edição, já tivemos grande avanço”.
Roberto Galvão na abertura da SAFRA

Para a escolha dos trabalhos expostos, Ed afirma que há sempre, no segundo semestre, a abertura de um edital onde devem ser inscritas, no mínimo, três obras de cada artista, não importando a linguagem plástica que ele venha a usar.

“O processo de seleção não é tão rígido, de forma que nunca deixamos um trabalho sem ser exposto. A ideia é que recebamos todos os trabalhos que estejam dentro das linguagens plásticas”, ressalta.
Para o prefeito Veveu Arruda, a mostra é uma oportunidade importante para os artistas iniciantes realizarem seus primeiros contatos. “Como o próprio nome diz, mostra a safra de bons artistas. Fico feliz em poder participar de um evento como este”.
Valorizar
De acordo com a organização do evento, realizado pelo Instituto Ecoar, com apoio da Prefeitura Municipal de Sobral e Casa Civil do Governo do Estado, “o objetivo é valorizar as produções de artistas locais de diferentes gerações, além de incentivar o surgimento de novos artistas e formas de apresentação da linguagem plástica tradicional e contemporânea”. A exposição ficará aberta à visitação até o dia 28 de fevereiro de 2015.
Com Informações de Jéssyca Rodrigues