Motorista vê assalto dentro de ônibus, invade área militar e chama atenção de soldados;

Três adolescentes foram presos armados com facas.

Um motorista de ônibus invadiu o Comando da 10ª Região Militar do Exército, no Centro de Fortaleza, para a chamar atenção dos soldados durante uma tentativa de assalto ao coletivo na manhã desta quinta-feira (22). Três adolescentes foram apreendidos.

Imagens gravadas por testemunhas mostram o momento que integrantes do exército e agentes da PM abordam os suspeitos que estavam rendidos no chão na entrada da área militar.

O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Ceará (Sindionibus) informou que o motorista da linha 011 Circular I/Centro estava trafegando nas proximidades da Avenida Alberto Nepomuceno quando percebeu a atitude suspeita de três jovens.

Em busca de ajuda, o condutor parou o coletivo na entrada do quartel do Exército, momento que os militares fizeram a abordagem ao veículo. Uma viatura da Polícia Militar que passava pelo local abordou os suspeitos e identificou que dois deles estavam armados com facas.

De acordo com a Polícia Militar, o motorista do veículo afirmou que parou no quartel porque estava sendo ameaçado por três adolescentes, sendo um deles de 17 anos e outros dois de 16 anos, que queriam que ele deixasse que um passageiro, em situação de rua, desembarcasse sem o pagamento da passagem.

O trio e a faca apreendida foram apresentados na Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA) onde foi feito Ato Infracional análogo ao crime de ameaça. O adolescente de 17 anos já possui Ato Infracional (A.I) análogo ao crime de furto. Um dos adolescentes de 16 anos possui atos infracionais análogos aos crimes de furto duas vezes e tráfico de drogas. E o segundo adolescente de 16 anos possui atos infracionais análogos ao crime de furto duas vezes.

Segundo o Sindionibus, nenhum passageiro teve seus pertences roubados e posteriormente eles puderam embarcar em outros coletivos durante a operação.

Motorista parou ônibus na entrada de quartel do Exército para evitar assalto no coletivo. — Foto: Reprodução

“O Sindiônibus destaca que, apesar do aumento de assaltos a coletivos em 2024 em comparação a 2023, houve uma redução significativa nos últimos meses do primeiro semestre deste ano. Entre janeiro e julho de 2024, as ocorrências caíram em cerca de 63,38%, passando de 71 registros em janeiro para 26 em julho”, disse o Sindicato.

Conforme o Sindionibus, entre as medidas implementadas para combater a violência nos coletivos estão a “Parada Segura”, da Prefeitura de Fortaleza, e a “Segurança no Ponto”, do Governo do Estado.

“A atuação da Polícia Militar e da Guarda Municipal, que realizam abordagens e vistorias com base em informações estratégicas, também tem contribuído para a redução da criminalidade, com prisões de criminosos. O Sindiônibus continuará colaborando com a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social para adotar medidas preventivas eficazes”, manifestou a entidade, por meio de nota.

 

Fonte: G1 Ce