Movimento Negro Unificado realiza roda de conversa sobre como o racismo impacta na vida de negras e negros

Na manhã deste sábado, 16 de março de 2024, no Bairro Terrenos Novos, aconteceu a Roda de Conversar: como o racismo impacta na vida de negras e negros. Na ocasião foi criado o Núcleo Dona Antônia Grande e Negro Cosme – do Movimento Negro Unificado (MNU) em Sobral.

O Movimento Negro Unificado – MNU, é uma organização brasileira fundada em 1978, que surgiu como uma resposta às demandas por direitos civis, igualdade racial e justiça social para a população negra do Brasil. O MNU tem desempenhado um papel fundamental na luta contra o racismo institucionalizado e na promoção da conscientização sobre as questões raciais no país, através de campanhas, protestos e iniciativas de educação. O movimento tem mais de 12 mil filiados em todo país. No Ceará somos cerca de 180 filiados, aos quais agora se somam os novos filiados e filiadas do núcleo do MNU na cidade de Sobral.

Criar um coletivo de pessoas negras, o Núcleo do MNU Dona Antônia Grande e Negro Cosme em Sobral, sob a liderança do nosso filiado e Militante Chiquinho, é muito importante por várias razões: oferece um espaço seguro para discussões sobre questões específicas enfrentadas pela comunidade negro; promove o empoderamento, solidariedade e apoio mútuo dentro da comunidade, fortalecendo os laços sociais entre os irmãos e irmãs de lutas e causas do povo preto; também pode ser uma ferramenta para ações de advocacy e ativismo, lutando contra o racismo sistêmico e promovendo a igualdade racial.

O Núcleo de Sobral contará com a participação e representações de pessoas negras (mestre da cultura popular, pessoas de religiões de matriz africanas, jovens do Instituto Teias da Juventude, membros da Campanha de Olho aberto para não virar Escravo e da Rede um Grito pela Vida, estudantes universitários dos cursos de psicologia e direito, além de representante da secretaria de combate ao racismo do PT de Sobral).

O momento contou com a presença da articulação/ coordenação estadual do MNU – Professor Kim e Professor Joécio e do filiado e Militante Chiquinho de Sobral, que abonou o ato de filiação dos novos integrantes do Movimento Negro Unificado – MNU, Núcleo Dona Antônia Grande e Negro Cosme de Sobral.

Seguiremos Na luta contra o Racismo e pela Vida do povo Negro. Segura e lança ✊🏿✊🏿✊🏿

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.