Multinacional Dass e SENAI Ceará capacitam pessoas com deficiência em Itapipoca

Vinte pessoas com deficiência estão sendo capacitadas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Ceará), em parceria com a empresa Dass, que fabrica  marcas como Fila e Umbro, em Itapipoca. A qualificação, de 160h, teve início em 17/6 e finaliza em 14/8 e capacita as pessoas para a etapa de costura de calçados. As aulas acontecem à noite. O curso é de Perspontador de Calçados e acontece numa estrutura de minifábrica, montada pela empresa para as qualificações, com equipamentos e máquinas que permitem aulas teóricas e práticas.

De acordo com o coordenador de projetos especiais do SENAI Ceará, Walaci Fialho, a empresa buscou o SENAI para qualificar as pessoas, mesmo sem vínculo trabalhista, para formar candidatos aptos e capacitados para trabalhar, para além do cumprimento da cota obrigatória por lei para deficiente e pessoas com deficiência.

Aprendizagem
Além das pessoas com deficiência, na minifábrica, nos turnos da manhã e tarde, 300 jovens aprendem uma profissão no curso Confeccionador de Calçados, de 1080h. Metade desse tempo eles passam em aulas teóricas e a outra metade na empresa, aplicando os conhecimentos na prática.

Capacitação para exportar
As capacitações ensinam uma profissão às pessoas e atendem a necessidade da empresa, que movimenta o município de Itapipoca.  Entre janeiro e fevereiro de 2019, de acordo com o Centro Internacional de Negócios da FIEC, Itapipoca exportou US$ 6,5 milhões, tornando-se o nono município que mais exporta no Ceará. O setor de calçados é responsável por 52% do total enviado ao exterior por Itapipoca. Em janeiro e fevereiro, o valor chegou a US$3,4 milhões.

Saiba mais

Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Ceará) tem a missão de contribuir para o aumento da produtividade do trabalhador e para o incremento da competitividade da indústria do Estado do Ceará, por meio da inovação e da educação profissional. O SENAI faz parte do Sistema FIEC, junto com o Serviço Social da Indústria (SESI Ceará), o Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará), o Centro Internacional de Negócios da FIEC e o Observatório da Indústria.

Jonas Deison

Somos um portal de notícias focado na cidade de Sobral, Ceará. Prezamos sempre pela notícia verdadeira e sem conteúdo apelativo. Contato: (88) 99222-3363 | (88) 99632-4226 Administrador: Jonas Deison

Deixe uma resposta