Municípios cearenses realizam audiências públicas para discutir Planos de Mobilidade Urbana

A Secretaria das Cidades participa de audiências públicas nos municípios de Forquilha, Sobral, Coreaú e Aracati para tratar sobre a elaboração dos seus respectivos Planos de Mobilidade Urbana. As audiências acontecem a partir desta quarta-feira (05) e seguem até sexta-feira (07).
Nas audiências, que são realizadas através de parceria dos municípios com a Secretaria das Cidades, serão apresentados os dados levantados pela consultoria IDOM à população, que poderá contribuir com críticas e sugestões para a validação dos dados. Segundo a coordenadora Carolina Rocha, do Programa de Desenvolvimento Urbano de Polos Regionais – Vale do Jaguaribe e Vale do Acaraú, a elaboração dos Planos de Mobilidade Urbana é fundamental para uma melhor organização da cidade. “Em função da complexidade que uma cidade acima de 20.000 habitantes apresenta em termos de trânsito, transporte, ciclovias e circulação de pedestres é fundamental que os municípios tenham seus planos de mobilidade urbana”.
As próximas etapas para a elaboração dos planos, que também contarão com audiências públicas, são a realização de diagnósticos, o levantamento e o detalhamento de propostas.
A elaboração destes planos atendem a Política Nacional de Mobilidade Urbana, que determina que todo município acima de 20.000 habitantes deve ter um plano de Mobilidade Urbana. Os planos tem previsão de conclusão para até o final de 2017.
Para acessar os relatório de levantamento das informações dos municípios, basta acessar o link: https://goo.gl/1bIRmd
Planos de Mobilidade Urbana
A Secretaria das Cidades está investindo R$1.558.781,01, por meio de financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), na elaboração dos planos dos municípios de Sobral, Coreaú, Forquilha e Aracati. A SCidades, através do Programa de Desenvolvimento Urbano de Polos Regionais – Vale do Jaguaribe e Vale do Acaraú, é responsável por fazer a gestão técnica e financeira de todo o processo, além de acompanhar os estudos, análises e trabalhos de campo.
Já os municípios envolvidos tem a função de acompanhar os trabalhos de campo, disponibilizar dados e informações, mobilizar seu corpo técnico, apoiar a realização de audiências públicas e validar os produtos para posteriormente submeter ao legislativo o projeto de lei, instituindo o plano de mobilidade urbana do município.
Audiências Públicas
Forquilha – 05/04 (Quarta- feira)
Sobral – 05/04 (Quarta- feira)
Coreaú – 06/04 (Quinta-feira)
Aracati – 07/04 (Sexta-feira)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.