Museu da Fotografia Fortaleza e o Ministério Público levam exposição “Além da Fé” ao interior do Ceará

A mostra itinerante fica em Crateús até janeiro e reúne registros do Norte e Nordeste sobre devoção, memória e identidade cultural brasileira

O Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em parceria com o Ministério Público do Estado do Ceará, inaugura a exposição itinerante “Além da Fé”. A mostra fotográfica estará em Crateús de outubro até o final de janeiro, e reúne registros de diversas regiões do Brasil, com foco especial no Norte e Nordeste. As obras exploram o impacto da religiosidade no cotidiano das cidades, indo além dos muros das igrejas.

O projeto tem como objetivo valorizar as expressões culturais que se tornaram parte da identidade coletiva brasileira. Alguns exemplos incluem o Pau da Bandeira, em Barbalha; o Reisado, no Cariri; e a Lavagem das Escadarias do Bonfim, em Salvador. Todas são festas que misturam devoção, celebração e senso de pertencimento, impactando comunidades inteiras e ultrapassando gerações.

Um dos momentos retratados na região Norte do país é o Círio de Nazaré, em Belém do Pará, considerado uma das maiores festas religiosas do planeta. A celebração ocorre em outubro, quando a capital paraense é tomada por milhões de fiéis que acompanham a imagem de Nossa Senhora de Nazaré, ou “Nazinha”, em uma poderosa demonstração de fé e solidariedade. De tão impactante, este evento chega a envolver até mesmo grupos de outras denominações religiosas.

A exposição convida o público a um percurso imersivo, permeado por amor, celebração e devoção, que resume a própria essência da religiosidade popular brasileira. Com a circulação deste projeto, o MFF reforça sua missão de democratizar o acesso à fotografia e à cultura. A iniciativa leva ao interior do estado experiências que unem arte, memória e identidade regional.

Parceria

A iniciativa integra um conjunto de ações que são fruto da parceria entre o MPCE e o MFF. O principal objetivo é democratizar o acesso à cultura e ampliar o alcance da arte fotográfica em diversas regiões do Ceará.

Este trabalho conjunto permite que exposições itinerantes percorram as sedes das Promotorias de Justiça, tanto no interior quanto na capital, sempre com entrada gratuita e aberta ao público. Além das mostras, o projeto se estende a atividades educativas, como oficinas de fotografia, visando estimular a formação cultural das comunidades e aproximá-las do universo artístico.

Serviço

Exposição “Além da Fé”
Aberto: segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Local: Ministério Público – R. Tobias Soares Resende, 192 – Santa Luzia, Crateús.

Fonte: Gcmais