No Ceará, prefeituras articulam abono a professores com restos do Fundeb, mas nova lei ameaça rateio

Já está na lista de expectativa dos professores da rede pública: no fim do ano, há grandes chances de serem pagos abonos salarias que chegam a até oito salários a mais. Os recursos são oriundos do rateio do que sobra da verba do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica, o Fundeb. Os governos são obrigados a destinar 70% dos recursos aos professores.

No Ceará, neste ano, a Associação dos Municípios do Estado, a Aprece, estima que cerca de 70% dos municípios avaliem conceder o benefício. Um lei prestes a ser sancionada, no entanto, pode prejudicar esses planos.

O projeto de lei 3418/2021, já aprovado na Câmara dos Deputados e no Senado, prevê a inclusão, na regra dos 70%, além dos professores e demais profissionais que atuam na aprendizagem dos estudantes, de todos aqueles que trabalham nas instituições de ensino. Com a ampliação dos beneficiados, é menos provável que sobrem recursos.

O deputado federal Idilvan Alencar (PDT) ressalta que a lei não foi aprovada com o intuito de ter efeito retroativo, no entanto é um cenário ainda instável, dadas as possibilidades de manobras que as prefeituras podem tentar fazer, considerando a sanção da lei ainda em 2021.

A previsão da sanção pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) é para esta segunda-feira (23). As prefeituras têm até dia 31 para fechar os orçamentos e saber se sobrarão recursos, o que torna a tentativa de estender o benefício para este ano ainda possível.

PAGAMENTO DO ABONO

Conforme levantamento do Diário do Nordeste com base em informações do Sindicato Apeoc, pelo menos 25 municípios já encaminharam a previsão de abono para aprovação no Poder Legislativo ou mesmo pagaram o benefício.

Desses, ao menos cinco já efetuaram o pagamento de pelo menos parte dos recursos aos professores até esta segunda (27), quando a nova lei deve ser sancionada.

É o caso de Jijoca de Jericoacoara, que esperava pagar mais de R$ 4 milhões através do rateio até a última sexta (22).

A prefeitura de Groaíras publicou o decreto com a ordem de pagamento do abono no início de dezembro, em situação semelhante à de Mucambo, que pagou o rateio do 16º salário na última terça (21).

Fonte: Diário do Nordeste

4 Comentários
  1. You have astonishing thing in this article. Medikamente ohne ärztliche Beratung

  2. I love your blog.. very nice colors & theme. Did you design this website yourself or did you hire someone
    to do it for you? Plz answer back as I’m looking to
    design my own blog and would like to know where u got this from.
    thanks a lot

  3. Appreciating the persistence you put into your website and detailed information you provide.

    It’s nice to come across a blog every once in a while that isn’t
    the same unwanted rehashed information. Great read!
    I’ve saved your site and I’m adding your RSS feeds to my Google account.

  4. Deutschland Diz

    For latest information you have to pay a visit world-wide-web and on internet I found this
    site as a most excellent website for newest updates.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.